Prepare-se para o Dia Nacional da Troca de Presentes

Consumidor precisa ficar atento às regras nas lojas. O primeiro dia depois do Natal também é bom para as vendas

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Publicada 26 de Dezembro, 2013 às 10:27

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O dia seguinte ao Natal já foi instituído, informalmente, como o Dia Nacional da Troca de roupas, sapatos e presentes que não agradaram. A prática, já comum no comércio, é adotada como uma espécie da cortesia, mas também, de conseguir realizar mais uma venda, de acordo com os lojistas ouvidos pela reportagem. De cada 10 consumidores que entram em uma loja para trocar um peça, no mínimo 5 acabam comprando um produto novo junto com a troca. 

Mas para quem já está se preparando para sair de casa é bom ficar atento a seus direitos e também ao dos lojistas. A primeira coisa que é importante saber é que o lojista não tem obrigação legal nenhuma de trocar uma peça por causa do tamanho ou cor. A medida vale apenas para produtos que apresentem defeitos.  

Cada loja tem uma política de troca, que inclui desde o prazo máximo de 30 dias até a apresentação de cupom de troca. Outro impasse que o consumidor pode encontrar neste dia é a falta do produto igual aquele que ele foi trocar.

?Todas as lojas que conheço fazem a troca da peça. Já virou prática comum quando a compra é feita o cliente perguntar se pode haver troca?, conta a gerente da loja Makenji, do Shopping Mueller, Rita de Cássia Vianna. ?Mas para isso é preciso que a etiqueta não tenha sido retirada da peça e o presenteado apresente um cupom de troca que damos na hora da compra?, explica.  

A política da rede é de trocar produtos em no máximo 30 dias após a data da venda. Se não houver um produto exatamente igual, a troca é feita com base no valor da peça. Se faltar dinheiro, o consumidor geralmente precisa completar.

Na loja da Artex, do Shopping Estação, a política é outra. Segundo a gerente da loja, Fabiana Alves, na loja as trocas são feitas a qualquer tempo, desde que o produto tenha etiqueta e não tenha sido usado. ?Se eu tiver o produto na loja, eu troco sem problemas, mesmo que a compra tenha sido feita há um ano?, revela. Fabiana conta que de cada 10 consumidores que entram na loja para trocar uma peça, entre 8 e 9, acabam comprando mais alguma coisa.

Fonte:www.bemparana.com.br

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