Nível do Guaíba volta a subir, chega a 5,19m e pode bater novo recorde

Prefeitura de Porto Alegre instalou barricadas de 1,80 m de altura com sacos de areia para tentar conter o avanço das águas do Guaíba

1.532

Publicada 14 de Maio, 2024 às 09:11

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Reprodução/RBS TV

O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), subiu novamente e pode quebrar recordes mais uma vez. Segundo informações da Agência Nacional de Saneamento Básico (ANA), a medição feita às 4h15 desta terça-feira (14/5) apontava 5,17 metros. Porém, de acordo com o portal GZH, às 5h15, a medição no Cais Mauá já estava em 5,19 metros.

Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indica que o Guaíba pode ultrapassar o pico de 5,35 m entre esta terça (14) e quarta-feira (15) - em 5 de maio, o nível do rio bateu recorde, alcançando 5,33 m.

Para tentar conter o avanço das águas, a prefeitura da capital gaúcha montou barricadas com sacos de areia de 1,80 m. O prefeito da cidade, Sebastião Melo (MDB), acredita que o número de atingidos pelas inundações aumente ainda mais. Ele alerta para que a população não volte para casa ainda.

Moradores evacuados

Em razão do aumento súbito das águas do Guaíba, moradores do bairro Lami, no extremo sul de Porto Alegre, tiveram de abandonar suas residências na noite dessa terça-feira (13/5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 300 pessoas foram retiradas de suas casas.

Os moradores e os animais de estimação foram levados para abrigos e casas de parentes.

"A água invadiu casas e há risco de ruir a estrutura dos imóveis. Se o vento sul continuar, com certeza, o nível dessas águas acabará subindo", disse o bombeiro civil Anderson Bittencourt, ao g1.

Fonte: Metrópoles

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo