Dicas simples para impulsionar as vendas no Dia das Crianças

A data, obviamente é favorável, principalmente, para as lojas de brinquedos e o valor médio gasto em presentes deve ficar em torno de R$ 51,67

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Publicada 10 de Outubro, 2013 às 13:43

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Para as crianças a data é importante mesmo que muitos não entendam o significado real desse dia. Para os pais pode ser um motivo de preocupação com o gasto extra com os presentes. Para o comércio, porém, a data é muito boa para as vendas. De acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a data é considerada a quinta melhor para o comercio em geral e a segunda melhor para os segmentos infantis. A expectativa para este ano é o incremento nas vendas devem oscilar entre 5% e 10% dependendo da região do País. A data, obviamente é favorável, principalmente, para as lojas de brinquedos e o valor médio gasto em presentes deve ficar em torno de R$ 51,67.

O Dia das Crianças pode ser explorado de formas variadas pelo varejo. De brinquedos a viagens, uma vez que a data cai sempre em um feriado nacional, o micro e pequeno empreendedor deve ficar atento às oportunidades que a comemoração pode proporcionar. Vale também apostar em artigos que nem sempre são considerados tradicionais. Lojas de brinquedos podem ser o grande foco de muitos pais, porém artigos eletroeletrônicos, DVDs, livros e mesmo roupas e sapatos são mercadorias que têm espaço para o público infantil. É bom lembrar que a data é para os pequenos, mas são pais e familiares que pagam a conta e escolhem o produto. Por isso, é preciso saber orientar esses dois tipos de consumidores e apostar em novidades para aproveitar a demanda gerada pela data.

Doces

Estabelecimentos especializados em guloseimas apostam no Dia das Crianças para incrementar as vendas, principalmente com a queda dos preços e a oportunidade de importação. O setor espera alta de 20% para a data. 

Mesmo as lojas que não trabalham diretamente com chocolates e balas podem apostar nos doces para agregar valor ao artigo comercializado ou mesmo para montar uma embalagem diferente, que pode destacar o artigo realmente comercializado. Assim, existem opções para o varejo comercializar o produto de forma tradicional ou mesmo como um acompanhamento para o presente. Pirulitos podem acompanhar cartões coloridos. Balas, chicletes e chocolates podem ser usados em pequenos sachês, que vão enfeitar o pacote do presente. Use a criatividade! O lojista pode ainda unir a brincadeira com os mimos extras para seus pequenos clientes, disponibilizando oficinas para fabricar esses brindes com guloseimas, que vão enfeitar e enriquecer os artigos adquiridos pelos pais. Disponibilizando artigos baratos, a diversão é garantida. Para os sachês que vão levar os doces basta utilizar pequenos retalhos de tule ou tecidos coloridos. Já no caso dos cartões, o empreendedor pode oferecer cartolinas e giz de cera. A fabricação fica por conta da imaginação de cada pequeno cliente. Mesmo as lojas que comercializam balas, pirulitos e chocolates podem investir em embalagens diferentes e criativas para atender as crianças ou mesmo deixá-las fabricar essas embalagens.

Dia da Criança

O Dia das Crianças foi criado na década de 1920, aprovado pelos deputados e sancionado pelo presidente da República como o 12 de outubro. Mas, somente passou a ser celebrada na década de 1960 quando duas empresas do segmento infantil (a Fábrica de Brinquedos Estrela e a Johnson &Johnson) realizaram o concurso "Semana do Bebê Robusto", com o objetivo de aumentar as vendas do setor. Logo depois outras empresas decidiram criar a 'Semana da Criança' com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos. 

Fonte: Revista Guia

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