Lar realizou reuniões do Cooper Agri ? Comitê de Agricultura

3.468

Publicada 09 de Abril, 2013 às 10:18

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Analisar a boa safra de verão passada, discutir pontos que limitaram a produtividade em algumas áreas e orientações para o próximo plantio. Este foi o enfoque de uma série de reuniões realizadas pela Cooperativa Lar no inicio do mês de abril, em todas as Unidades e municípios de atuação.

Em todos os encontros houve a participação de produtores de grãos, equipe técnica e Diretoria. Também foi escolhida a coordenação do Cooper Agri de cada local. 

Em pauta estiveram assuntos como fatores determinantes de altas e baixas produtividades em cada Unidade, a divulgação do programa de altas produtividades que a Lar está implantando, incluindo a Agricultura de Precisão.

O associado Darlei Antonio Brisotti, da Unidade de Santa Helena, disse que a lavoura de soja na safra passada poderia ter melhores resultados caso não houvesse a falta de chuva de 28 dias em sua região. Contribuiu também a antecipação no plantio de variedades super-precoces. "Variedade de soja plantada em época errada e a estiagem ocorrida no período de formação de grãos, foram decisivos e limitantes de produtividade", declarou o associado.

Podemos corrigir disse ele, para o plantio antecipado, precisamos utilizar cultivares que permitam esta prática. "A decisão de antecipar ou não, sempre está com o produtor, cabe à Cooperativa através da área técnica, estudar e orientar a melhor forma", finalizou.

Limitantes de produtividade e ações resultantes em altas produtividades estão interligados e são determinantes. "Temos que atender as exigências da cultura da soja, dando condições para que as plantas produzam e expressem seu potencial" orientou Vanilson Philippsen, observando a época correta do plantio; densidade ideal de sementes e a adubação utilizada na lavoura. "Se quisermos altas produtividades, precisamos dar condições para que isso ocorra. Possuir solo descompactado e com bom teor de matéria orgânica, é fundamental. Altas produtividades são atingidas observando-se vários fatores como densidade, época de plantio, adubação, manejo de pragas, manejo de doenças. Todos esses assuntos foram analisados localmente, e os produtores tiveram exemplos práticos de produtividade na sua Unidade", observou.

Foto - Reunião em Serranópolis do Iguaçu

Para o Diretor Vice-Presidente da Cooperativa Lar ? Lauro Soethe, que acompanhou todas as reuniões, a expectativa é de que as informações sejam bem utilizadas já na próxima lavoura de verão. A maior parte da área está coberta pelo milho segunda safra e, após a colheita é recomendada a cobertura do solo, controle de ervas daninhas com atenção especial à buva e o capim amargoso. "Essa avaliação de safra realizada, já serve de preparo para o próximo plantio e todos nós precisamos seguir as recomendações que foram passadas", orientou. "A área técnica sempre recomenda as melhores práticas, cabe ao produtor executá-las. O clima é outro parceiro importante para que os resultados sejam positivos", finalizou o Diretor.

Assessoria de Imprensa Cooperativa Lar

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo