Semana SIPAT movimentou os servidores municipais de Serranópolis do Iguaçu com atividades de prevenção de acidentes no trabalho

398

Publicada 29 de Abril, 2024 às 15:59

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na última terça-feira (23), foi iniciada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) em Serranópolis do Iguaçu, uma iniciativa para promover a saúde e segurança dos funcionários públicos do município.

As atividades da Semana SIPAT foram divididas em duas etapas, a primeira no Centro de Cultura Lorecí Teresinha Sehn Morás, onde reuniu os servidores para três palestras sobre segurança no trabalho, saúde no trabalho e prevenção da dengue.

A primeira palestra foi ministrada pela Psicóloga Vera Lúcia Barreto Pelle e teve como foco a ansiedade, um problema cada vez mais comum no ambiente de trabalho contemporâneo.
"Falamos sobre como lidar com ansiedade, o pessoal que esteve presente exercitou a importância de conectar a mente e o corpo, trabalhar a respiração para aliviar a crise de ansiedade" disse a psicóloga.

Pelle destacou ainda o descanso psicológico, que segundo ela, auxilia o desempenho do trabalhador. "Quando a gente fala de descanso, mental ou psicológico, é isso que faz com que a gente se alivie. O descanso físico, uma rede, uma cama, um sofá. Mas a mente, principalmente quando se fala do psicológico, é a quebra de rotina, é sair um pouco da rotina. Cada um dentro das suas possibilidades e isso é necessário para o trabalhador se sentir bem no seu dia a dia" explica.

Em seguida, a diretora de saúde Alice Back compartilhou informações sobre os cuidados preventivos contra a Dengue.

"O trabalho é a nossa segunda casa e assim como cuidamos da nossa casa, também devemos cuidar do local onde trabalhamos. Não basta somente ver o problema, mas sim ajudar a resolver" lembrou Back.

Por último, a Fisioterapeuta Deysi Marciani Fiametti trabalhou o tema "Prevenção de doenças ocupacionais", um aspecto crucial para a qualidade de vida no trabalho. Ergonomia, postura correta e práticas saudáveis foram alguns dos tópicos abordados, visando reduzir os riscos de lesões e desconfortos relacionados ao trabalho.

"Trouxemos para os nossos funcionários a relação da utilização dos EPIs, que são os equipamentos obrigatórios de todos os setores e o cuidado consigo mesmo, a questão de estar se exercitando, realizar as paradas obrigatórias que temos direito. Se você não se cuidar agora mais tarde vai ter problema e será mais difícil de tratar" enfatiza.

A segunda etapa foi realizada na quinta-feira (25), onde um grupo de funcionários participou de um treinamento de primeiros socorros e prevenção de incêndios no Corpo de Bombeiros em Medianeira. Para o Cabo Dusinski, do Corpo de Bombeiros, os conhecimentos adquiridos podem ser compartilhados "Hoje estamos trabalhando com os servidores municipais de Serranópolis do Iguaçu, uma palestra sobre primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios. Como realizar um primeiro atendimento a vítimas de acidentes e como combater um incêndio, para que saibam o que fazer e compartilhem esses conhecimentos com os familiares e amigos" conta.

Segundo a presidente da CIPA, Diana Maria Schenatto Bertin, o funcionário pode aproveitar uma semana de aprendizados muito importantes. "Toda essa semana trabalhamos a prevenção de acidentes, a manutenção da saúde, também a questão dos EPIs, da segurança, do local de trabalho, então todo um conjunto que envolve a saúde do trabalhador, e do funcionário público e isso vem pra somar na bagagem do profissional" enfatiza.

A Semana SIPAT também faz parte das ações relacionadas ao Abril Verde, uma campanha que visa lembrar a importância da prevenção às doenças e, principalmente, acidentes de trabalho.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu