Serranópolis: ACS e ACE participam de oficina de integração de combate à dengue

421

Publicada 16 de Fevereiro, 2024 às 15:47

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na quinta-feira (15), as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e as Agentes de Combate a Endemias (ACE) participaram de uma oficina de integração voltada à prevenção e combate à dengue. O encontro aconteceu na cidade de Medianeira e reuniu equipes de Serranópolis do Iguaçu, Medianeira e São Miguel do Iguaçu.

Para a enfermeira e Coordenadora das ACS, Sandra Bauer, essa colaboração é necessária para que faça um controle eficaz do combate aos focos do mosquito na nossa cidade. "As agentes de saúde estão em contato constante com a população, e elas podem realizar esse trabalho de prevenção, orientando as famílias quanto a prevenção e aos sintomas da doença. As ACE, que passam nas residências identificando e solicitando a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito. Estamos todos empenhados nessa tarefa de evitar a proliferação da dengue em Serranópolis".

Além da integração entre as ACE e ACS, a oficina também trouxe informações importantes como a identificação da origem da contaminação, se ocorreu no município ou foi importada. "Essa identificação não altera em nada a forma de tratamento, mas ajuda a entender se o vírus já está circulando pelo município, caso confirmado irá auxiliar no combate", explicou a enfermeira.

Segundo boletim epidemiológico do município divulgado na última quinta-feira (15), Serranópolis do Iguaçu no epidemiológico 2023/2024, tem 57 casos notificados dos quais 10 foram confirmados, 10 estão em análise e 37 foram descartados.

Nesta sexta-feira (16), a equipe de ACS e ACE encerraram mais um Arrastão Contra à Dengue realizado nos bairros de Jardinópolis e Flor da Serra. "Essa integração entre agentes que atuam na saúde é de extrema necessidade para que consigamos fazer um trabalho eficaz de prevenção à dengue. Somos um município pequeno, conhecemos os moradores e não queremos que ninguém adoeça por causa de um mosquito. Vamos juntos, cuidar dos nossos familiares, vizinhos e amigos, combater a dengue é um dever de todos", pediu vice-prefeito e secretário de saúde, Gilberto Marsaro.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu