Segunda ponte entre Brasil e Paraguai será inaugurada na segunda (12); transito de veículos será liberado em abril de 2023

Obra começou em 7 de agosto de 2019. Construção tem por objetivo desafogar tráfego da Ponte da Amizade, e ligará Foz do Iguaçu à cidade paraguaia Presidente Franco.

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Publicada 09 de Dezembro, 2022 às 09:56

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A Ponte da Integração, segunda ponte que ligará o Brasil ao Paraguai, será inaugurada na próxima segunda-feira (12), conforme informou a Itaipu Binacional. A hidroelétrica investiu cerca de R$ R$ 228 milhões na construção.

A obra que teve início em agosto de 2019 e tinha previsão de ser entregue em fevereiro deste ano, mas de acordo com com o Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR) "obstáculos aduaneiros dificultaram o começo das atividades na margem paraguaia da ponte" modificando o cronograma inicial.

Apesar da inauguração, sem obras de infraestrutura no entorno da nova ponte não haverá liberação de tráfego para veículos de um país para o outro na segunda. Conforme a Receita Federal, isso só deverá acontecer em abril de 2023.

Obras a serem concluídas

No lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está sendo construída uma nova estrada, a Perimetral Leste. A via tem cerca de 15 quilômetros de extensão e vai ligar a nova ponte a BR-277.
Os trabalhos, no entanto, ainda não chegaram nem na metade.

Confira detalhes da obra mais abaixo.

Outro projeto que ainda não foi concluído é o de uma nova aduana, local onde vão atuar os órgãos de fiscalização obrigatória de fronteiras, como a Receita Federal. Conforme o DER, atualmente as obras estão em fase de terraplenagem e instalação de dispositivos de drenagem.

Mesmo sem a conclusão dos projetos, havia uma intenção de que a ponte, pudesse receber caminhões vazios. Para esta alternativa, os veículos passariam pela atual aduana da Argentina, que fica numa região próxima a nova ponte e por onde também vai passar a Perimetral.

Mas para isso, a estrada próxima a cabeceira da nova ponte, deveria estar concluída. Conforme a Receita Federal, isso acontecerá em abril de 2023.

Já o uso pleno da ponte, segundo a Receita Federal, está previsto apenas para maio de 2025, com a conclusão das perimetrais brasileira e paraguaia e das novas aduanas.

Os detalhes da cerimônia de segunda (12) não foram divulgados. Estão previstas as presenças dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, entre outras autoridades dos dois países.

Estrutura da nova ponte

A obra começou em 7 de agosto de 2019 e tem por objetivo desafogar tráfego da Ponte da Amizade, que é conhecida pelo movimento intenso e longas filas de veículos.

A ponte é do tipo estaiado e tem 760 metros de comprimento. Na parte central, tem duas torres de sustentação, com 120 metros de altura cada. A pista é simples, com 3,7 metros de largura de cada lado, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro.

Foram utilizados no projeto aproximadamente 37 mil metros cúbicos de concreto e 3,5 mil toneladas de aço.

Foram usados cerca de 550 quilômetros de cabos de aço para fazer a sustentação da ponte, quilometragem que é a distância entre Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

Os cabos de aço foram colocados dentro de estais, estruturas de sustentação que se estendem pela ponte.

Os trabalhos começaram em 2019. Os dois pilares principais da ponte estão nas margens do rio, facilitando a navegação. A obra tem um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina.

No inicio, o projeto previa que a nova estrutura fosse utilizada apenas por caminhões, mas após um estudo, o Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu anunciou uma mudança no projeto para liberação do trânsito de todos os tipos de veículos.

Alteração que acabou atrasando o cronograma da obra, que previa inicialmente a duração de 36 meses.

A obra é uma parceria entre o governo federal e governo do Paraná, com investimento de da Itaipu Binacional.

Fonte: G1

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