Corpo de Bombeiros alerta sobre incêndios em Maquinário Agrícola em época de Colheita

3.008

Publicada 24 de Junho, 2019 às 11:18

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O município de Medianeira bem como toda região Oeste do Paraná, é destaque no agronegócio, principalmente na produção de grãos e assemelhados. Durante os períodos de colheita o Corpo de Bombeiros de Medianeira e demais unidades da região, registram um significativo aumento das ocorrências de incêndios (sinistros) que envolvem maquinários agrícolas, como colheitadeiras, tratores e demais tipos.

O Corpo de Bombeiros sempre partindo do princípio da Prevenção, destaca a importância dos cuidados que os operadores, proprietários e agricultores no geral devem seguir para evitar uma ocorrência desta natureza e minimizar os prejuízos tanto materiais quanto de possíveis vítimas.

A primeira dica é sempre ter consciência na revisão e manutenção preventiva dos equipamentos e maquinários. É muito mais fácil você prevenir um problema do que depois tentar consertar o problema, e quando falamos de maquinários agrícolas no geral é do saber de todos que são máquinas de alto valor o que deve gerar maior cuidado. E quando temos maquinários sem revisão, as chances de um incêndio são maiores, o que pode resultar na perda total do veículo e até em outros casos do incêndio afetar a colheita e o agricultor ter um prejuízo ainda maior. Paralelo a isto, é vital a presença de extintor de incêndio a disposição no local da colheita, mesmo o operador não tendo domínio completo de um extintor de incêndio, este equipamento se utilizado no princípio de um sinistro minimiza e/ou até extingue o incêndio até a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros, se você não tiver um extintor de 4kg - Tipo Pó Químico B:C no seu maquinário, pegue emprestado em algum lugar e deixe a disposição próximo, com certeza vai ajudar muito.

Outra dica importante se refere ao seguro dos maquinários, não são comuns os casos que o Corpo de Bombeiros atende uma ocorrência, realiza o combate ao incêndio, mas o dano é irreversível e ou parcial o que pode trazer uma dor de cabeça muito grande ao produtor rural, por isso é importante o veículo estar segurado pois mesmo o Corpo de Bombeiros deslocando o mais rápido possível até o local do incêndio os danos vão existir.

A dica final é saber como chamar o socorro no caso de uma ocorrência do tipo. O corpo de Bombeiros em todo o Estado do Paraná atende suas emergências pelo telefone 193, esta ligação é totalmente gratuita e deve ser feita no caso de alguma situação que saiu do controle ou está tendendo piorar. É vital que o agricultor antes dos trabalhos da colheita oriente sua equipe para que tenham algum meio de comunicação (telefone celular ou rural) visto que nem toda área rural é coberta pelos serviços de telefonia móvel e que ao realizar o acionamento do Corpo de Bombeiros passe com total detalhamento o local da ocorrência, citando pontos de referência, localidade, linha rural nome do proprietário da propriedade e que tenha alguém (batedor ou funcionário) que fique em um local para receber e levar a equipe do Corpo de Bombeiros até o exato ponto de modo a gerar um atendimento mais eficiente.

Texto por 1º Ten. QOBM Jônatas Barrionuevo Theodoro - Comandante do Corpo de Bombeiros de Medianeira

Corpo de Bombeiros do Paraná
"Por uma vida todo sacrifício é dever!"

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira