Programa Saúde na Escola estimula cuidados com a saúde bucal e bons hábitos alimentares

3.022

Publicada 20 de Março, 2019 às 14:17

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Partindo da premissa que a saúde começa pela boca, nada mais correto do que se enfatizar os cuidados com a saúde bucal e bons hábitos alimentares;

Por isso o Programa Saúde na Escola (PSE) que é desenvolvido pelas secretarias de Saúde e Educação visa a prevenção, promoção, atenção e formação à saúde de crianças e adolescentes dos Centros de Educação Infantil e Escolas.

O projeto iniciou no mês de março e segue até o mês de abril, e consiste na realização de ações em saúde bucal nas Escolas Municipais e Cmeis. "A equipe de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde está visitando todas as escolas e CMEIs, para trabalhar educação odontológica e levantamento epidemiológico de cárie, sendo que os alunos que apresentam necessidade de tratamento odontológico são encaminhados as Unidades Básicas de Saúde para o atendimento", frisou a coordenadora da Odontologia, Cristina Rocha.

Também estão sendo realizadas atividades com palestras voltadas para cada idade do escolar. "Ensinar as crianças a cuidarem dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele, pois cria hábitos saudáveis e estimula o cuidado pessoal", acrescenta a coordenadora.

A escola se constitui como espaço de interação professor-aluno, local formador de cidadãos. Por isso é um espaço fundamental para os escolares adquirirem bons hábitos e vivências que irão acompanhá-los durante a vida.

Ações do Programa Saúde na Escola - PSE:

- Atividades de promoção de saúde bucal. (Semestralmente)

- Bochecho de flúor - semanalmente

- Escovação dental supervisionada

- Entrega de kits de higiene- uma vez ao ano (os Kits permanecem na escola para serem utilizados nas atividades educativas em saúde bucal)

- Avaliação da saúde bucal das crianças - Levantamento epidemiológico de estimativa rápida 1 vez ao ano ( após o levantamento crianças com necessidade de tratamento odontológico é enviado aos pais carta convocatória para que realize agendamento para tratamento odontológico preventivo e curativo ESF/ESB pertencente ao seu bairro).

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira