Saiba o que é Ceratocone

3.751

Publicada 16 de Abril, 2018 às 09:53

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Ceratocone é uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, deixando-a "bicuda", em forma de cone. O aumento da curvatura corneana leva ao aparecimento ou à piora da miopia e/ou astigmatismo, levando à visão "borrada". Este embaçamento de visão, em que a pessoa não melhora com o uso de óculos é, normalmente, um dos primeiros sinais da doença, sendo descoberto ao realizar um exame mais detalhado. O diagnóstico definitivo é realizado com exames clínicos e outros mais específicos, como a topografia corneana, que avalia a curvatura, e a paquimetria ultrassônica, que verifica a espessura da córnea.

Outros sintomas comuns são o aparecimento de imagens fantasmas, aumento da sensibilidade à luz e presença de halos em torno das luzes e coceira.

A origem da doença pode ser hereditária e está muito relacionada às alergias em geral, mas não é uma doença contagiosa ou proveniente de fatores externos, exceto pelo fato que o hábito de coçar os olhos pode desencadear a doença, ou agravá-la para pacientes que apresentem predisposição para a doença.

O ceratocone não causa cegueira, mas é agravada se nenhum tratamento for realizado. O tratamento depende do estágio da doença e varia desde o uso de óculos ou lentes de contato, ou em último estágio, a cirurgia de transplante de córnea, ou anel do corneano). Para impedir a evolução da doença, também pode ser indicado o crosslink, que consiste em um procedimento para aplicação de uma vitamina que, em conjunto com uma luz ultravioleta, provoca o enrijecimento corneano, aumentando a resistência da córnea. 

Por isso devemos realizar uma consulta oftalmológica completa o mais breve possível, para detectarmos com antecedência e trata-la para que não ocorra perda visual significativa durante a vida adulta.

Juliano Chibiaqui Bissolotti

Oftalmologista

CRM 23925

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira