Álcool, refrigerante e fumo matam mais de 8 mi por ano

Consumo está relacionado a diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e acidentes.

8.189

Publicada 08 de Setembro, 2016 às 10:10

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Chamados por muitos de drogas lícitas, o álcool, o refrigerante e o cigarro matam juntos, todos os anos, cerca de 8,5 milhões de pessoas no mundo. O consumo dessas substâncias está relacionado a diversos tipos de câncer, a doenças cardiovasculares, diabetes e também acidentes de trânsito, no caso do álcool.

CIGARRO

De acordo com as últimas estatísticas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, mais de cinco milhões de mortes acontecem todos os anos no mundo causadas pelo hábito de fumar. Os dados incluem os fumantes passivos, aquelas pessoas que apenas respiram a fumaça. A OMS considera o tabagismo uma doença epidêmica e que se assemelha ao uso de drogas como a cocaína.

O tabagismo está relacionado a mais de 50 tipos de doenças e pode causar dependência física, psicológica e comportamental. Além disso, o uso de nicotina está relacionado a 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, e 25% das mortes por derrame cerebral.

Assim como o cigarro, todos os derivados do tabaco, como charutos, cachimbos, narguilé e cigarros de palha; aspiração (rapé); e mastigação (fumo-de-rolo), são nocivos à saúde. A última pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada em 2014, mostra que 14,7% dos brasileiros são fumantes.

ÁLCOOL

Assim como o cigarro, o álcool também é responsável pela morte de milhares de pessoas todos os anos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada ano, o álcool mata 3,3 milhões de pessoas. O número é maior que as mortes relacionadas a Aids, a tuberculose e a violência juntos. Os dados são de 2015.

Outro relatório da OMS aponta que mais de 200 doenças estão ligadas ao consumo de álcool. Quase 5,9% das mortes no mundo estão ligadas ao consumo de bebida alcoólica. São doenças infecciosas, acidentes de trânsito, ferimentos, homicídios, doenças cardiovasculares e diabetes. Estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o álcool é a causa de aproximadamente 80 mil mortes por ano no continente americano e que o Brasil é o quinto país com maior número de óbitos ligados ao consumo de bebidas.

REFRIGERANTE

Cada vez mais consumido entre adultos, jovens e crianças, o refrigerante é outro produto nocivo à saúde. Em 2015, um estudo publicado pelo periódico Circulation revelou que o consumo de bebidas adoçadas causa a morte de 184 mil pessoas todos os anos.

Os cientistas chegaram a essa conclusão após reunir dados de dezenas de pesquisas de dieta e estudos envolvendo o efeito da ingestão de bebidas adoçadas sobre o índice de massa corporal (IMC) e o diabetes tipo 2. Eles também verificaram o efeito do IMC sobre doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Para confirmar quais doenças tinham causado as mortes, os pesquisadores usaram a "Global Burden of Diseases, Injuries and Risk Factors 2010", uma análise internacional que é periodicamente atualizada. Eles descobriram que em todo o mundo, as bebidas adoçadas causam 133 mil mortes por diabetes, 45 mil por doenças cardiovasculares e 6.450 por câncer.

Fonte: BuzzTime

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo