Acime luta para a criação do Conselho de Desenvolvimento de Medianeira

1.343

Publicada 06 de Agosto, 2015 às 15:12

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Em busca de informações, conhecimento e experiência para a criação do Conselho de Desenvolvimento de Medianeira, há um tempo a Acime visitou o CODEM ? Conselho de Desenvolvimento e Maringá e na última terça-feira (08) realizou uma reunião com o Diretor Executivo da Acifi - Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu e CODEFOZ - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, Dimas Cesar Bragagnolo. Durante a ocasião, ele explicou para os Diretores da Associação Empresarial de Medianeira, autoridades e entidades locais, sobre a criação deste Conselho, seu funcionamento, desenvolvimento, planejamento e resultados conquistados.

O CODEFOZ foi criado pela lei municipal número 4.041, de 12 de novembro 2012, com intuito de unir organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno. A participação da sociedade civil organizada é a alma do Conselho que, com o caráter deliberativo e consultivo, formula e promove políticas de desenvolvimento econômico e social.

Segundo Dimas Cesar Bragagnolo, o CODEFOZ conseguiu trazer muitas coisas boas que até em tão a cidade de Foz do Iguaçu não tinha, como a convergência das políticas de desenvolvimento. ?Hoje nós estamos caminhando para ter um projeto de desenvolvimento integrado. Essa sinergia é o principal legado e valor de um Conselho de Desenvolvimento. Durante muito tempo tivemos diferenças entre as várias forças da cidade e o CODEFOZ conseguiu fazer essa aglutinação.?, explica.

Com dois anos de existência, o CODEFOZ conseguiu realizar um diagnóstico da economia do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu, que deu um norte para os projetos de desenvolvimento. ?Já conseguimos emplacar alguns projetos importantes, como: a revitalização da Ponte da Amizade; tirar do papel a segunda Ponte entre Brasil e Paraguai; a duplicação da Rodovia das Cataratas que já está em processo de licitação e a perimetral leste. Esses são projetos que já existiam na cidade e que conseguimos acelerar a partir da criação do Conselho de Desenvolvimento?, ressalta o Diretor Executivo.

Hoje, o CODEFOZ conta com a participação 250 voluntários e mais de 100 entidades, como por exemplo, Acifi, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Itaipu.

?Através do Conselho de Desenvolvimento estamos conseguindo muitos resultados práticos no dia a dia, que é o que motiva os voluntários a participar. O CODEFOZ é baseado no trabalho voluntário e para esses voluntários estarem motivados eles precisam ver as coisas acontecer?, salienta Dimas.

E é isso que a Acime deseja criar em Medianeira, um Conselho Consultivo e Deliberativo que busque juntamente com a sociedade civil, poder público e entidades locais, ideias e soluções para planejar e executar ações que colaborem para o desenvolvimento do município e que contribuíam para a minimização das dificuldades na gestão pública, como a falta de planejamento urbano e social e de políticas claras de desenvolvimento.

Para o Diretor Executivo do CODEFOZ, Medianeira tem um ambiente muito mais propício para a instalação de um Conselho de Desenvolvimento, comparado a Foz do Iguaçu. ?A sociedade daqui é mais participativa e tem muito mais entidades convergindo, desta forma será muito mais rápido e profícuo implantar o Conselho?.

O próximo passo é conseguir a adesão do poder público, a participação das entidades e a reformulação da lei do atual Conselho Consultivo para transformá-lo também em um Conselho Deliberativo. ?É preciso que a sociedade, entidades e poder público se mobilizem para trabalhar pelo futuro da cidade, pois o Conselho de Desenvolvimento pensa para daqui a 15, 20, 30 anos e esses projetos só serão possíveis se todos trabalharem unidos e em conjunto?, finaliza Dimas.

Fonte; Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira