São-miguelenses podem ver dados dos pluviômetros pela internet

1.717

Publicada 13 de Agosto, 2014 às 09:16

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A população de São Miguel do Iguaçu pode agora ver os dados dos pluviômetros (equipamento que mede a quantidade de chuva) em tempo real pela internet, tudo porque, o município conta com 10 pluviômetros instalados pelas comunidades e no centro de São Miguel.

Dois tipos de pluviômetros foram instalados no início desse ano, sendo sete semiautomáticos que estão localizados nas comunidades de Santa Rosa do Ocoy, Balneário Ipiranga, São Jorge, Cotiporá, Aurora do Iguaçu, São Brás e São Vicente. E, mais três automáticos instalados no centro, esses automáticos, têm acoplado uma placa fotovoltaica coletora de energia solar, permitindo que o equipamento funcione mesmo com queda de energia. 

De acordo com a Coordenadora Municipal da Defesa Civil, Leila Viana os pluviômetros automáticos permitem um acompanhamento em tempo real do volume de chuva que cai em São Miguel, os dados podem ser acessados por qualquer pessoa pelo site do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). "É bem simples acessar esses dados, é só entrar no site www.cemaden.gov.br clicar no Mapa Interativo, buscar pelo município de São Miguel do Iguaçu e depois clicar na opção (Estações -> pluviômetros automáticos), que serão mostrados os pontos que representam cada um dos pluviômetros automáticos, clique no ponto que desejar visualizar. A medição é atualizada de 10 em 10 minutos". No site é possível visualizar também o quanto choveu nas últimas 24, 48 e até 72 horas.  

Já os pluviômetros semiautomáticos ainda não podem ser acessados via internet, porém eles dão auxílio na medição precisa da quantidade de chuva, beneficiando os agricultores que precisam dessas informações para cuidar da lavoura. 

O projeto Pluviômetro nas Comunidades visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais do Brasil e também para o acompanhamento da quantidade da água da chuva nas regiões agrícolas. 

Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Miguel do Iguaçu

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | São Miguel do Iguaçu