Vereadores aprovam as contas do Município de Missal relativas a 2012

Secretário de Finanças usa tribuna da Câmara para esclarecer questionamentos

2.297

Publicada 16 de Junho, 2014 às 10:45

Compartilhar:

Em votação secreta, como determina a lei, por se tratar da aprovação ou não das contas do Município, os vereadores de Missal aprovaram por 6 x 3, as contas do prefeito Adilto Luis Ferrari na sessão do dia 26 de maio. As contas já haviam sido aprovadas anteriormente pelo do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná), conforme acórdão de parecer prévio nº 525/13. Este também pode ser encontrado no site do TCE-PR, publicado no Diário Oficial do mesmo, no dia 12 de dezembro de 2013, na página 38.

Em sessão ordinária na segunda-feira, dia 02 de junho, o secretário de Finanças Adair Both usou a tribuna da Câmara de Vereadores para expor o que ocorreu, pois segundo ele a equipe da Secretaria de Finanças é técnica e há anos trabalha no setor. "A equipe sabe que normalmente há solicitação de algum documento a mais ou alguma explicação pelo TCE", destaca.

Ainda segundo o secretário o parecer final do TCE foi pela regularidade das contas. "Isso significa que para o Tribunal de Contas está ok", exclama. 

"Entendo que os três votos contrários por parte dos vereadores foram políticos, mas mesmo assim me sinto na obrigação de fazer esclarecimentos técnicos citados como argumentos para não aprovação unânime, onde foi usado o primeiro exame do TCE", explica Adair.

Explicações

Adair iniciou informando que a partir de 2011 as prestações de contas anuais tiveram um avanço muito grande e o Tribunal não aceita mais papel para qualquer processo. "Nós enviamos a Resolução do Conselho Municipal de Saúde assinado digitalmente, diretamente salvo da página da publicação no site do município. Após o reenvio assinado pela presidente da época não teve mais qualquer questionamento por parte do TCE", observa.

Em seguida o secretário falou sobre outro questionamento, dessa vez em relação ao sistema de esgoto que foi exigido pela Itaipu e pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) na área de lazer (praia). O secretário explicou ainda que o termo "sistema de esgoto" é uma nomenclatura contábil, usada desde 2004 e nessa época já constava no balanço do município e sempre com o mesmo nome. "Inclusive, este questionamento do sistema de esgoto não fazia parte da prestação de contas", informa Adair.

Por último, Adair falou sobre o déficit de fonte que se travava de financiamento junto ao Paranacidade das pedras irregulares do Bairro Renascer e Loteamento Kotz. "O município fez a licitação e empenhou em 2012, sendo que  a receita do financiamento não entrou nos cofres públicos nesse ano, mas somente em 2013. Mas o município possuía recursos suficientes para quitar essa dívida com as construtoras à época", destaca.

Contra os técnicos

O prefeito Adilto Ferrari também fez uso da tribuna e afirmou não entender os três votos contrários. "Votaram contra técnicos competentes da prefeitura de Missal e contra o parecer do TCE, que também é analisado por técnicos. Eu não consigo entender votos contrários de quem não é técnico", questionou.

Ferrari lamentou ainda que nas redes sociais várias piadas e observações infundadas estão denegrindo a imagem do município de Missal. "Gostaria de saber o que isso trouxe de positivo para Missal. É preciso pensar, analisar, antes de postar qualquer coisa em rede social, especialmente quando ofende o município, isso não atinge apenas ao Ferrari, mas todos os missalenses", observa. Importante destacar que realizar postagens em redes sociais sem conhecimento de causa pode trazer conseqüências.

O prefeito ainda destacou que sempre que o poder legislativo solicitou alguma informação ou mesmo a presença de qualquer pessoa da Administração para prestar algum esclarecimento, foi atendido. 

O Presidente da Câmara Nelson Fernandes dos Santos destacou ainda alguns números da região, ressaltando que 71% das prefeituras do oeste tem pendências com cadastro da união. "Dos 52 municípios da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), apenas 15 (29%) não possuem pendências. Entre essas está Missal. Precisa dizer mais?", finalizou.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Missal

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal