Internauta alerta para possível ocorrência de golpe em Medianeira

Morador foi abordado em sua residência por pessoas se dizendo serem fiscais do Inmetro, e afirmando que precisavam verificar o registro do botijão de gás

6.631

Publicada 17 de Março, 2014 às 17:13

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Um filme feito pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) com o objetivo de alertar a população quanto ao fato de que funcionários do órgão não fiscalizam residências está sendo veiculado pelas emissoras de televisão e também está disponível na internet. O vídeo foi produzido, de acordo com o setor de comunicação social do Inmetro, após o registro de vários casos de golpes aplicados em pessoas que acabaram enganadas por falsos fiscais. Conforme o Inmetro, "o órgão não promove fiscalizações em residências e não vende nenhum tipo de produto".

O alerta vale para todos, tanto que na última sexta-feira (14) moradores de Medianeira ? que pediram para não ser identificados - "foram abordados em sua residência por pessoas se dizendo serem fiscais do Inmetro, e afirmando que precisavam verificar o registro do botijão de gás". Para o morador, os homens afirmaram que "o registro estava vencido e precisava ser trocado imediatamente, pois havia o risco de incêndios ou explosões". Acreditando na boa-fé, o morador aceitou a troca e pagou cerca de R$ 90 pelo registro novo. Um registro similar ao utilizado neste caso, custa cerca de R$ 11. 

Os homens ainda apresentaram um recibo de venda dos produtos de uma empresa com sede em Curitiba. 

No momento da visita dos supostos fiscais, somente uma pessoa de idade estava em casa, e apenas quando o restante da família tomou conhecimento do caso, é que houve a desconfiança de que poderia ser um golpe. "Não sabemos com certeza, não podemos afirmar que foi um golpe, mas desconfiamos da situação e sem contar o risco de abrir a porta de sua casa para pessoas desconhecidas entrarem", comentou a denunciante.

Diante desta ocorrência que gerou dúvidas, vale alertar pais, mães, avós, sobretudo pessoas de idade, que tomem cuidado com este tipo de abordagem, pois apesar de sempre existirem os alertas, as notícias de pessoas que caem em golpes também são comuns. Outro fator, levantado inclusive pela pessoa que vivenciou em sua família essa situação 'duvidosa', é o fato de permitir que pessoas estranhas entrem em casa. Uma vez dentro da residência, se for uma pessoa má intencionada, poderá gerar um grande problema, com roubo de bens ou mesmo a prática de violência contra as vítimas. 

Em caso de suspeita, a melhor atitude é acionar a polícia imediatamente. O Inmetro também disponibiliza um telefone de contato e todas as dúvidas podem ser tiradas através de uma ligação. O número é o 0800-285-1818.

É importante citar ainda, que os registros de gás e as mangueiras possuem sim prazo de validade e devem ser trocadas quando vencidas, porém, é importante que a troca seja efetuada por pessoas que entendam do assunto para evitar riscos de explosões, incêndios ou vazamentos. 

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira