Corpo de Bombeiros emite nota em relação a incêndios ambientais

O 2º Sub Grupamento de Bombeiros, que compreende o Corpo de Bombeiros de Medianeira e os Postos de Bombeiros Comunitários de São Miguel do Iguaçu e Santa Helena, emite nota em relação aos incêndios ambientais que nesta época do ano, devido ao clima, aumen

1.573

Publicada 13 de Agosto, 2013 às 10:23

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Em decorrência do período pós-geadas e pela presente estiagem, aliada à baixa umidade do ar, o setor de prevenção do corpo de bombeiros de medianeira, através da presente nota informativa, busca o apoio da sociedade para amenizar as ocorrências de incêndios ambientais e suas consequências.

Principalmente nos meses de agosto a novembro, que se caracterizam pelo tempo seco e pelos fortes ventos, os incêndios ambientais se propagam com facilidade.

Conforme quadro demonstrativo abaixo, até a primeira semana do mês de agosto do ano de 2013, em sua área de abrangência, o 2º Subgrupamento de Bombeiros de Medianeira e os Postos de Bombeiros de São Miguel do Iguaçu e Santa Helena atenderam a 144 ocorrências de incêndios ambientais.

Diante disso o Corpo de Bombeiros por meio da imprensa, com o intuito de atingir o maior número de pessoas, vem divulgar as ações preventivas e operacionais para combate a incêndios ambientais.

Em todos os Quarteis de Bombeiros são montadas guarnições de combate a incêndios ambientais, que são acionadas quando o efetivo diário de serviço não consegue atender a demanda.

O contato permanente com o comando da Polícia Ambiental para atuar conjuntamente com o corpo de bombeiros, fiscalizando in loco os incêndios ambientais, para definir os meios de autuação dos responsáveis que por negligência, ao efetuar uma queimada qualquer, ocasionam um incêndio ambiental.

A legislação ambiental brasileira contempla sanções aplicáveis às infrações contra a flora por uso de fogo.

O corpo de bombeiros está diuturnamente à disposição da sociedade para atendimento de ocorrências. Mas o que se pede à população é que não provoque nenhum tipo de incêndio, que evite a prática da queimada como uma ferramenta de preparo das áreas agrícolas e lavouras, pois um pequeno foco pode se tornar um grande incêndio ambiental, com destruição do meio ambiente, reservas florestais, pastagens, lavouras, edificações e benfeitorias e ainda provocar acidentes rodoviários.

Os incêndios ambientais deterioram a qualidade do ar e provocam danos ao patrimônio público e privado, prejudicando a sociedade como um todo.

O Corpo de Bombeiros pede auxílio à população para que seja um braço na prevenção, instruindo pessoas que queiram eventualmente fazer limpeza utilizando fogo. Pode ainda ligar para o telefone 193 (corpo de bombeiros) para a extinção do foco de incêndio ou para fazer denúncia de crime ambiental (fazer queimadas) o telefone é 0800-6430304 - Polícia Ambiental.

Com o lema, "a ocorrência acontece onde a prevenção falha", o Corpo de Bombeiros agradece a colaboração de todos.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira