Lago baixa e muda cenário das praias artificiais

Com as chuvas registradas no Sudeste do Brasil, expectativa é de que situação se normalize

2.226

Publicada 06 de Janeiro, 2013 às 18:07

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A necessidade da Itaipu em ampliar o recurso hídrico para gerar energia, como consequência da falta de chuvas na região Sudeste do Brasil, situação tipicamente verificada nesta época do ano, tem alterado a paisagem das sete praias artificiais formadas como consequência da criação do reservatório de Itaipu.

Com o nível do lago de Itaipu 2,15 metros abaixo do normal, a área da orla acaba ficando comprometida. A expectativa é de que o nível volte a ser normalizado nos próximos dias, diante da previsão de ocorrências pluviométricas nos estados da região Sudeste do País, nas cabeceiras dos afluentes do rio Paraná.

Em Santa Helena, por exemplo, locais antes cobertos pelas águas são facilmente percebidos. Em alguns pontos do lago, é possível observar bancos de areia e galhos nesses municípios margeados pelo lago de Itaipu. A orientação principal da binacional é de que os prefeitos aproveitem esse momento para investir nos complexos turísticos.

O nível de armazenamento do sistema elétrico brasileiro está em torno de 35%, com tendência de alta. Não há riscos para o abastecimento. A Itaipu opera a fio d?água, ou seja mantém apenas um volume pequeno de estoque, para isso foi feito o reservatório, ou seja, o lago de Itaipu, e utiliza a água que chega das usinas a montante, em um total de 47, para gerar energia elétrica.

O uso desse estoque, a água do reservatório, depende da demanda, que continua alta no Brasil e no Paraguai. A expectativa é que as chuvas de dezembro continuem de forma consistente para que a situação seja normalizada.

Fonte:www.oparana.com.br/

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira