Estrada do Colono volta à pauta de discussões na Câmara

2.744

Publicada 16 de Novembro, 2012 às 10:13

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Comissão especial da Câmara dos Deputados, composta por 16 membros titulares e o mesmo número de suplentes, pretende votar até o fim do mês o relatório envolvendo a criação da Estrada-Parque Caminho do Colono. Depois, ele será apreciado e apresentando no plenário da Câmara dos Deputados. O tema volta à mesa de debates depois do período eleitoral e retoma o seu ritmo normal a partir de agora.

?Superada a realização de audiências públicas e reuniões com representantes do ICMbio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e Ministério do Meio Ambiente, agora os trabalhos serão concentrados em concluir o relatório para ser analisado e votado pela comissão?. Depois de votado pela comissão, o relatório ficará pronto para ir ao plenário da Câmara.

?O foco principal é a criação da Estrada-Parque Caminho do Colono, abrindo o leque para a criação de uma lei federal para nortear a constituição de estradas-parques no Brasil?, diz o parlamentar. A Estrada do Colono é responsável pela ligação das duas regiões e encurtaria a distância entre elas hoje estabelecida em mais de 100 quilômetros.

As outras etapas da Estrada-Parque, caso o projeto passem pelo crivo da Câmara Federal, envolverá a implantação de um plano de manejo, entre outros fatores a serem observados para evitar danos ao meio ambiente e à biodiversidade existente no Parque Nacional do Iguaçu. No ano passado, várias audiências públicas foram realizadas nos municípios de Serranópolis do Iguaçu (Oeste) e em Capanema (Sudoeste), as cidades mais atingidas com o fechamento da Estrada do Colono por força de uma liminar do 4º TRF (Tribunal Regional Federal).

Fonte: O Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira