Serranópolis reúne representantes da sociedade civil em reunião para discutir panorama geral da dengue

354

Publicada 26 de Janeiro, 2024 às 07:40

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na terça-feira, 23, o Governo Municipal de Serranópolis do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião sobre o panorama geral da dengue no município e no Estado do Paraná.

"Como o índice do estado do Paraná está muito alto, precisamos desse compromisso da população. Todos devem estar empenhados na missão de evitar que Serranópolis do Iguaçu seja contaminada pela dengue. E é por isso que estamos mobilizando, pedindo realmente todos comprometam e ajudem a eliminar os focos, para podermos ter uma população saudável", frisou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Gilberto Marsaro.

Participaram do encontro uma equipe da 9ª Regional de Saúde, o Comitê Municipal da Dengue, vereadores, Conselho Municipal de Saúde, presidentes das associações, líderes religiosos, comerciantes, profissionais da área da saúde e diretores das instituições de Ensino Municipal e Estadual.

"Reunião de extrema importância, estou muito feliz com a participação da população e nossos servidores que estiveram presentes para nos ajudar a fazer um trabalho de contenção da dengue. Apesar de termos um índice alto de criadouros, ainda não temos mosquitos contaminados. Tivemos nessa semana o aparecimento de casos importados e isso nos preocupa, pois as pessoas vêm doentes pro município, acabam sendo picadas por um mosquito saudável e o contamina. A partir do momento que ele colocar ovos, vai disseminar uma grande quantidade de insetos com o vírus, espalhando a doença. A nossa preocupação é essa, eliminar criadouros e evitar que as pessoas contaminadas sejam picadas pelo mosquito".

O Chefe da 9ª Regional de Foz do Iguaçu, Ademir Ferreira de Souza, enalteceu que o trabalho desenvolvido em Serranópolis do Iguaçu tem dado resultado. "Desde o ano passado, começamos o treinamento e capacitação. Por que neste mesmo período no ano passado, tivemos 2475 casos de dengue no Paraná todo e hoje, estamos com mais de 16 mil casos. Temos 77 municípios em estado de calamidade no Paraná, mas Serranópolis é diferente, por que não estamos com esse problema ainda, uma vez que o dever de casa foi feito. Mesmo assim escapa-se alguma coisa, então essa reunião foi pra conscientizar a população e as pessoas que estavam aqui representando a cidade, fazendo com que o município esteja cada vez mais preparado para evitar que a dengue chegue. E chegando, trouxemos algumas informações de como deve ser feito o manejo nos pacientes. Mas Serranópolis está de parabéns pelo trabalho que tem feito".

A Diretora de Saúde, Alice Back, alerta que temos alta infestação da doença e é preciso ter consciência que "o mosquito só vai se criar em água parada, por isso temos que eliminar os criadouros e os criadouros que não podem ser eliminados, como os potes dos animais, é preciso lavar duas vezes por semana, passando uma buchinha com sabão e colocando água limpa. O mosquito pode já estar acostumado com o veneno, então o veneno mais forte é a eliminação dos focos".

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu