5 passos para vender mais utilizando o Whatsapp Business

O WhatsApp Business é a versão para empresas do amado e famoso App de comunicação em tempo real. Essa versão faz muita diferença na comunicação da sua empresa

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Publicada 31 de Outubro, 2023 às 08:42

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O WhatsApp Business é a versão para empresas do amado e famoso App de comunicação em tempo real. Baixar essa versão faz muita diferença na comunicação da sua empresa, embora o layout seja igual, a versão business conta com funções estratégicas para o setor corporativo.

Selecionamos cinco passos para vender mais utilizando o WhatsApp Business, e como dica bônus, vamos apresentar a importância e facilidade de ter um CRM WhatsApp, continue a leitura e saiba todos os detalhes!

Motivos para utilizar a versão Business
A versão business do WhatsApp conta com funções muito úteis para as empresas, como: catálogo, etiquetas personalizadas para cada contato, mensagens automáticas e estatísticas que facilitam a análise das estratégias aplicadas.

Mas, além das funções, a versão business traz credibilidade. Isso porque somente nesta versão é possível ter selo de verificação, o que traz segurança para a realização de pagamentos por parte do cliente.

E, também, ao utilizar a versão business e suas funções, faz com que a sua empresa exponha mais informações, o que permite ao cliente pesquisar e validar as informações de endereço, produtos e etc. Isso também favorece a credibilidade da marca e gera segurança aos futuros clientes, gerando dois fatores fundamentais para as vendas: credibilidade e segurança.

5 passos para vender mais com o WhatsApp Business
O WhatsApp Business tem funções exclusivas, selecionamos algumas que são essenciais para aumentar as vendas por meio desse app.

1- Perfil completo e que passe credibilidade
Utilizar a opção de perfil do WhatsApp Business é o primeiro passo, é nessa função que você irá adicionar todas as informações possíveis da sua empresa, mostrando que ela realmente existe, é séria e de confiança.

Assim, tenha foto com a logo da marca, adicione o endereço já com a opção de abrir no Google Maps, também deixe em evidência os dias e horários de funcionamento.

Além da questão de gerar segurança para o cliente, ter um perfil completo possibilita maior engajamento e união de estratégias de marketing. Por exemplo, você pode adicionar link do Instagram e site, o que permite que o visitante conheça outras redes sociais da marca, engaje e obtenha mais informações.

Esse engajamento facilita as vendas, pois o cliente conhece a marca, seus produtos, têm acesso a informações como cases de sucesso, avaliações dos produtos/serviços e provas sociais, por exemplo.

2- Catálogo que facilite a compra
Ter um catálogo atualizado e com todos os produtos e serviços facilita as vendas. A pessoa que acessa o perfil ou recebe uma mensagem da sua empresa tem a opção de visualizar o catálogo de produtos, os quais podem ter informações detalhadas e preço.

Essas informações no catálogo evitam um longo tempo de mensagens respondendo dúvidas, e com isso, permite que a venda seja mais rápida. Além de que, a pessoa interessada em comprar já envia uma mensagem mais direta, querendo informações sobre X produto/serviço.

As pessoas desejam informações rápidas, por isso, sempre que possível se antecipe e entregue essas informações, e o catálogo é uma forma de fazer isso, melhorando a experiência do cliente.

3- Respostas rápidas e Mensagens automáticas
A função respostas rápidas funciona como um FAG, o cliente envia uma mensagem e automaticamente recebe opções de perguntas, conforme a dúvida selecionada, automaticamente recebe uma resposta. Isso faz com que o cliente não tenha que esperar por uma informação, mas recebe no mesmo instante que seleciona a pergunta.

Conforme as seleções do cliente, o atendimento já saberá como proceder. Por exemplo, se o cliente selecionar "status do meu pedido", o atendimento já saberá em que etapa de compra o cliente está e quais informações devem ser passadas.

Outra função útil é a de mensagem automática, a qual é enviada assim que o cliente entra em contato com a empresa, com ela é possível avisar o horário de atendimento, dizer uma saudação padrão e etc, proporcionando uma resposta imediata ao cliente.

4- Acompanhe as estatísticas do fluxo de mensagens
Outra função extremamente importante para a sua empresa é de estatísticas do fluxo de mensagens, essa função apresenta quantas mensagens foram entregues, lidas e respondidas.

Assim, é possível analisar a eficácia da comunicação e se é necessário realizar algum ajuste, caso a taxa de respostas esteja baixa. Sem métricas fica muito difícil analisar os resultados das estratégias de comunicação ou vendas. Por isso, não deixe de utilizar esse recurso.

5- Use as etiquetas de forma estratégica
As etiquetas são uma forma de organizar os seus clientes, seja pela etapa do funil, tipo de serviço ou outra característica que faça sentido para a sua empresa.

Isso facilita a comunicação via lista de transmissão, pois é possível selecionar os contatos com etiqueta de topo de funil e enviar um tipo de mensagem para eles e outro para os contatos de meio e fundo de funil.

As etiquetas organizam e direcionam a comunicação, use de forma estratégica e tenha excelentes resultados nas vendas.

Tenha um CRM com integração ao WhatsApp
Todas essas dicas sobre o melhor uso da versão business para as vendas são facilitadas com a junção de CRM + WhatsApp Business. Isso porque o CRM organiza, armazena os dados, mantém o histórico de interações, cria fluxos de mensagens e ainda traz lembretes de follow-up e demais ações do dia a dia.

Assim, o whatsapp para empresas é utilizado de forma completa com um CRM com interação com o app. Toda a estrutura padrão já conhecida para a comunicação e nutrição dos leads via e-mail, agora é possível para o WhatsApp.

Aproveite das facilidades e automações de um CRM e una isso a potência da comunicação do Whats. Siga as dicas preciosas que selecionamos neste artigo e veja as vendas aumentarem na sua empresa com o uso do CRM e WhatsApp.

A comunicação é a chave de toda venda e de toda fidelização de clientes, utilize dos softwares e apps disponíveis no mercado para facilitar, organizar e automatizar a comunicação da sua empresa com os clientes. Aproveite da tecnologia, mantenha a sua empresa atualizada e veja os resultados desses investimentos.

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