Proteção de Nascente visa abastecer açude para piscicultura em Missal

A atividade é alusiva a Semana do Meio Ambiente e integra programação preparada pela Administração Municipal

900

Publicada 06 de Junho, 2023 às 14:51

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na última sexta-feira, 02 de junho, foi realizada mais uma proteção de Nascente em Missal. Foi em Esquina Gaúcha na Propriedade do sr. Plínio Oscar Welter, que usará para abastecer o tanque escavado (açude) de piscicultura. Oscar tem 90 anos de idade e é um dos pioneiros de Missal.

Os alunos do 1º ano do Curso Técnico Profissionalizante em Agronegócio do Colégio Estadual Pe Eduardo Michelis, participaram da atividade, juntamente com as professoras Juliana Muller de Moraes e Fátima Lang. A ação integra a programação da Semana do Meio Ambiente preparada pela Administração Municipal.

Além do benefício ambiental, com investimento baixo, há também o benefício econômico, visto que no local já há açudes e a proteção da nascente garante o bem natural por mais tempo. Trata-se de uma parceria entre Secretaria de Meio Ambiente com Itaipu Binacional e IDR-Paraná.

O Prefeito Ferrari de Missal participou da atividade e deu a sua contribuição. Falou aos alunos da importância destas ações e o incentivo proporcionado pela Administração. "Cada vez que se protege uma nascente, se tem água com mais qualidade", avalia. "Também tenho uma nascente protegida na minha propriedade, e ela abastece 04 granjas, ou seja, cerca de 2.200 animais", exemplifica.

A ação contou ainda com o trabalho voluntário de diversas pessoas. O representante do IDR-Paraná, Ronaldo Fochesatto, esteve no local e conversou com os alunos apontando os benefícios. Quem explanou sobre a atividade também, foi o Engenheiro Ambiental, Rafael Mognol.

Solo-cimento

Foi aplicada a técnica de solo-cimento (mistura de terra vermelha com cimento e água) para isolamento da fonte e formação do reservatório, que é preenchido com pedras e selado com o solo-cimento, onde a água sai limpa e protegida pelos canos para usos diversos na propriedade.

Uma curiosidade do local, citada pelo proprietário Plínio, é o plantio da árvore da espécie Angelim, que possui madeira de lei e pode chegar até 80 metros de altura. O plantio das espécies ocorreu há um pouco mais de 02 anos e elas já possuem mais de 05 metros de altura.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal