Prefeito e vice de Missal estiveram em evento promovido pelo Estado do Paraná em Foz do Iguaçu

732

Publicada 22 de Novembro, 2022 às 16:25

Compartilhar:

No dia 18 de novembro o Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, juntamente com o Vice-prefeito, Eugênio Schwendler (Chenho), esteve em Foz do Iguaçu participando das atividades do Governo 5.0 - Desenvolve Paraná - Sustentabilidade a serviço da população. O evento, que iniciou no dia 16, contou com a presença do Governador Ratinho Jr. entre outras lideranças estaduais.

Durante os dias de Governo 5.0, o governador destacou os números do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que colocaram o Paraná como a quarta maior economia do Brasil pela segunda vez na história.

Ferrari destacou a participação como positiva. "O Governo do Estado sempre esteve de portas abertas aos municípios, e com esta descentralização, fica ainda mais perto da nossa realidade", exclama. Ferrari e Chenho aproveitaram para realizar visitas pontuais, como é o caso da Sanepar, Cohapar, Sedu, entre outras, tratando de assuntos de interesse da população.

Governo 5.0

O encontro reuniu prefeitos dos 399 municípios e contou com diversos workshops, painéis e palestras com nomes como Leandro Karnal e Willian Rigon. Ele é organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e tem o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná e Itaipu Binacional.

O tema desse ano é sustentabilidade, um dos pilares da gestão, escolha que reflete o momento em que o Estado e o mundo vivem. É a segunda vez que um evento dessa natureza acontece na gestão. O outro também foi em Foz, em 2019, e focou em inovação.

Pavimentação

Para dar continuidade aos avanços no desenvolvimento urbano paranaense, o Governo do Estado quer pavimentar 100% da área urbana dos municípios com menos de 20 mil habitantes até 2025. A nova meta foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante a abertura oficial do encontro Governo 5.0. O investimento estimado para um projeto como esse é de R$ 3 bilhões.

Além da pavimentação asfáltica, as obras incluirão a construção de calçadas com acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência física, além de iluminação em led e sistema de drenagem.

O projeto deve começar já nos primeiros meses de 2023. Nesta primeira etapa, serão contemplados os municípios com população de até 5 mil habitantes, totalizando 98. Depois, a meta é em 2024 finalizar as obras nas cidades com até 10 mil habitantes e dar início nos municípios com até 20 mil, para concluí-las em 2025. Ao todo, 308 municípios serão beneficiados diretamente.

Ele ainda reforçou que, para que a meta seja cumprida dentro do prazo, os municípios precisam estar em conformidade com a legislação, além de poderem captar financiamentos nos bancos públicos.

Os recursos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas são liberados diretamente aos municípios mediante convênio, sem contrapartida, a fundo perdido, ou através do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), operacionalizado em parceria com a Paranacidade e a Fomento Paraná. Nos últimos quatro anos foram liberados mais de R$ 3,6 bilhões para os 399 municípios, a maior parte para projetos de pavimentação urbana.

Com informações da AEN

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal