Desfile Cívico em Missal celebra os 200 anos de Independência do Brasil

O tema do Desfile foi ?Nossa Terra, Nossa Pátria? visando enaltecer o que Missal tem de melhor a oferecer

1.618

Publicada 08 de Setembro, 2022 às 16:25

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na manhã de 07 de setembro, após mais de 50mm de chuva, o município de Missal manteve a programação do Desfile Cívico para celebrar os 200 anos de Independência do Brasil. Foram 39 pelotões que participaram do Desfile, cada um trazendo um pouco de sua história e atuação no município de Missal.

Ao final, todos foram convidados a entoar os hinos, nacional e do município. O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, fez um pronunciamento oficial agradecendo a presença e a participação de todos no desfile, enaltecendo a Independência e a participação da população neste processo.

O Desfile

O Desfile Cívico contou com a participação da Polícia Militar e Polícia Civil, unidos aos policiais mirins, abrindo as apresentações. Em seguida o Fogo simbólico, transportado pela Atleta Daiana Jungbluth. Os pavilhões (Bandeira do Brasil, do Paraná e de Missal) foram entregues às autoridades durante o desfile.

O Tiro de Guerra de Medianeira estava confirmado para participar. Porém, as condições climáticas fizeram com que o horário do desfile fosse transferido das 8h para 8h30 da manhã, o que impediu que estes participassem, já que as 9h tinham compromisso com o desfile em Medianeira.

Na sequencia desfilaram a Miss Missal Jhennifer da Silva Vogado e a 2ª Miss Amanda Fátima Francener em um carro, A Rainha da 19ª Deutsches Fest, Walquíria Dahmer Everling e a 2ª princesa Evelin Beatriz Boff com os representantes da Associação Cultural Deutsches Fest. E ainda o Carro com A Mais Bela Idosa, Ana Maria Konzen e o Vovô Charmoso, Inácio Konzen.

Os 03 CMEI's, Sementes do Amanhã, Divina Providência e Pequeno Príncipe, trouxeram reflexões para avenida através de seus alunos e funcionários. Participaram ainda do Desfile Cívico os alunos da Apae de Missal, do Departamento de Cultura e suas oficinas, do Departamento de Esportes e as escolinhas.

As instituições de ensino estiveram todas presentes. A ordem de desfile foi: Escola Novo Milênio, Escola Renascer, Escola Estadual Santos Dumont de São Pedro, Núcleo Escolar de Jacutinga, Núcleo Escolar de Vista Alegre, Núcleo Escolar do Portão Ocoí, Núcleo Escolar de Dom Armando e Colégio Estadual Pe Eduardo Michelis.

Representantes do Poder Público também participaram. A Secretaria de Assistência Social com os conselhos e também os participantes dos programas: Conselho do Idoso, Volei Adaptado, Voluntárias, Informática, Karatê, projeto Nosso Lar, Construindo Laços, Departamento da Juventude, Conselho Tutelar, entre outros.

A Saúde, além do Hospital Nossa Senhora de Fátima, contou com a participação de vários profissionais, como forma de agradecimento aos que estiveram na linha de frente durante a pandemia. Reflexões sobre a vacinação com o Zé Gotinha, Setembro Amarelo e Dengue, também foram apresentadas pelos profissionais da saúde de Missal.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo apresentou os aspectos industriais, comerciais e de turismo existentes em Missal, bem como, quanto aos serviços ofertados como Agência do trabalhador, Junta de Serviço Militar, Fomento Paraná, Sala do Empreendedor e setor de identificação.

Entre as entidades a Acimi e o Núcleo da Mulher Empresária formaram um pelotão. Participaram o Lions Club, Clube 19 de Março, Avemi, além das instituições financeiras, Sicredi, Banco do Brasil e Sicoob. Os pioneiros também desfilaram a fim de celebrar também os 59 anos de Fundação de Missal nestes 200 de Independência.

O Grupo que venceu o Concurso dos Carros Alegóricos (Ima Lamsa) participou do desfile, assim como o Moto Clube Amigos da Lama, Os Mateadores junto com a Proeste, a Acamis (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Missal), CTG Porteira Nova, Rancho Sertanejo do Portão Ocoí e a Comitiva Cueras do Trote.

As Balizas e a Fanfarra Municipal estiveram durante todo o desfile Cívico se apresentando para a população, com direito a Alvorada a partir das 6h da manhã e aproximadamente duas horas de desfile cívico desde as 8h30 da manhã. O tema do Desfile foi "Nossa Terra, Nossa Pátria" e o objetivo foi mostrar o potencial de Missal neste cantinho do Oeste do Paraná.

Mais fotos do Desfile estão disponibilizadas neste link: 
https://www.facebook.com/ media/set/?vanity= PrefeituradeMissal&set=a. 445583030938366

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal