Missal inicia os trabalhos integrantes ao Programa União Faz a Vida em parceria com o Sicredi

Professores participaram de uma formação para entender melhor e planejar a execução do programa

1.735

Publicada 28 de Janeiro, 2022 às 13:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Todos os professores da Educação Infantil e do ensino Fundamental participaram de uma formação do Programa União Faz a Vida, lançado ainda em 2021 em parceria com a Sicredi. O formato da formação foi online em dois dias. No dia 26 de janeiro todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, anos iniciais e no dia 27 de janeiro para os professores da Educação Infantil das escolas e CMEI's.

A condução dos trabalhos ocorreu de forma simultânea por Amauri de Lima, Sabrina Conde, Sandra Cerri e Daniela Bernardon Back. Foram desenvolvidas atividades integradoras com jogos cooperativos, como forma de quebrar o gelo entre os participantes e iniciar a compreender o processo.

Objetivos e princípios do Programa

Foi apresentado ainda o objetivo central do Programa: "Construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional."

Além disso, foram repassados os princípios do União Faz a Vida: Cooperação e Cidadania. O programa auxilia a fomentar a observação, a investigação e a análise da realidade concreta enfrentada no dia-a-dia pelos educadores em seu ambiente de trabalho. Foram apresentadas ainda as metodologias do programa.

Projetos

O União Faz a Vida incentiva ainda a elaboração de projetos didáticos, visto pelo seu caráter de potencializar a cooperação. "A relação ensino/aprendizagem é voltada para a construção do conhecimento de maneira dinâmica, contextualizada, compartilhada; Envolve efetivamente a participação dos educandos e educadores num processo mútuo de troca de experiências", aponta um dos trechos da formação.

O trabalho com Projetos, de acordo com a visão do programa, Valoriza as diferenças; tem a participação dos alunos como diferencial para o sucesso da aprendizagem; Contrapõe-se a linearidade; Contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno; Promove ainda a interdisciplinaridade.

Além disso, envolve os alunos em investigações de problemas atrativos, que geram resultados originais; Dá margem a perguntas desafiadoras que não podem ser respondidas pelo método de ensino rotineiro; tem foco na resolução de problemas; e, possibilita a análise, a interpretação e a crítica por parte dos alunos.

Outras atividades
Houve momento de trabalho em grupo, reflexões acerca do programa e de diversos temas. Traz para o centro o público-alvo que são as crianças, adolescentes, educadores, escolas e organizações sociais.

No entanto, para a realização dos trabalhos é necessário o suporte de gestores de entidades integrantes do Sicredi, de parceiros que são as secretarias de Educação e Assistência Social, apoiadores que pode ser qualquer Pessoa Física ou Jurídica e assessoria pedagógica por meio de Universidades ou outras instituições especializadas.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal