Sicredi e Município de Missal firmam parceria e lançam Programa União faz a Vida

A cerimônia ocorreu no Centro Paroquial de Missal no dia 15 de outubro, dia do Professor

2.164

Publicada 18 de Outubro, 2021 às 11:22

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na manhã chuvosa de sexta-feira, 15 de outubro, ocorreu o lançamento do Programa União Faz a Vida. Na oportunidade as lideranças do Sicredi Vanguarda PR/SP e do município de Missal assinaram o termo de adesão ao programa, que visa aproximar ainda mais as comunidades escolares com a sociedade. A data escolhida para o lançamento foi justamente o Dia dos Professores.

De acordo com o presidente da Sicredi Vanguarda, Aldo Dagostim, o programa A União faz a Vida é o maior programa de responsabilidade social da instituição e possui metodologia de ensino diferenciada. "Sem pedir nenhuma reciprocidade em troca, vamos poder agregar, trazer novas ferramentas", explica.

Ainda de acordo com Dagostim a metodologia traz um ensino através da cidadania, da cooperação. "Ensinando realmente as crianças a se tornar cidadãos mais comprometidos, com o meio ambiente, com a comunidade e principalmente com a valorização do ser humano", completa o presidente da Sicredi.

Dia do Professor em Missal

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari parabenizou os professores pelo dia, bem como toda a equipe e reafirmou o compromisso da Administração com a Educação. "A formação contempla o plano de Educação aprovado em 2015 que segue até 2025", pontua. "Representa muito para a Educação e para os profissionais, por isso escolhemos o dia do Professor pra fazer o lançamento do programa, momento histórico, estamos muito satisfeitos", exclama.

A Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Missal, Clarice Maria Grings Friedrich visualiza a oportunidade de mostrar para a comunidade todo o trabalho realizado nas instituições, reiterando que o processo educacional não se faz sozinho. "Escolhemos o dia dos professores, pois, são eles que realmente vão fazer acontecer o programa", observa.

Na ocasião, além dos professores, foram envolvidos todos os servidores, profissionais que trabalham nas escolas. "Acreditamos que juntos vamos construir cada vez mais um município melhor", prevê Clarice. "Com este programa queremos aproximar as escolas ainda mais das famílias", garante.

Perante as dificuldades enfrentadas neste período de pandemia, quando os alunos tiveram aulas de forma remota, o programa pode fazer diferença, elevando os índices da educação. "A ideia é inovar as ações dos professores por meio do programa, de interação com o aluno que vai facilitar a aprendizagem", acredita a secretária municipal.

Palestra de motivação aos profissionais da Educação

Os professores ainda participaram de uma palestra com Emília Cipriano de São Paulo. Emília é doutora em Educação pela PUC/SP, Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP, graduada em Serviço Social e Pedagogia. Ela reforçou aos professores a importância de eles serem protagonistas em suas áreas de atuação.

"Fazer isso no dia do professor, instalar este movimento, que é um reencontrar-se com sua profissão, é perceber o valor que o professor tem e como pode ser um grande protagonista, mais ainda do que já realiza", detalha Emília. "A gente não desconsidera todos os saberes, mas o que ele (professor) vai poder ampliar e principalmente olhar, dar voz às crianças, paras suas necessidades, para essa geração que está aí, cheia de perguntas...", completa.

Em resumo a palestra foi isso: "Saberes que o professor tem que construir, mas saberes com sabor, com afeto, com comunicação, principalmente com cooperação e com ética", amplia a análise a palestrante.

Avaliação da Educação no Brasil

Emília Cipriano avalia que no Brasil ainda há muito por fazer quando se trata de educação. "A Educação Infantil nos últimos 30 anos teve um avanço imenso, em termos de atendimento, mas temos muito por fazer, em especial neste contexto de pandemia, onde a desigualdade ficou escancarada", reflete. "A educação é um grande movimento de Resistência, de não abrir mão das nossas conquistas", continua a palestrante.

Para Emília, há uma situação que é desafiadora neste momento. "É trazer de fato esse exercício de ressignificar o sentido das relações humanas dentro de um planeta, enquanto atitude, enquanto valor, enquanto princípio. Nós precisamos formar um ser humano na sua integralidade e não fragmentadamente", finaliza.

Manfred Dasenbrock

O Missalense, Sr. Manfred Dasenbrock, atual Presidente da Central PR/SP/RJ do Sicredi, participou do lançamento e disse ser um momento muito especial. "Momento extraordinário, emocionante de perceber a sensibilidade da liderança do município, prefeito, secretária, por acolher um programa que trabalha educação infantil, adolescência, prepara gente para o futuro", exclama.

Dasenbrock afirma ainda que muito em breve as crianças terão muitas histórias para contar. "Logo terão projetos apresentados para ajudar a comunidade, não vai mais ser tanto responsabilidade do município de solucionar algumas questões, que as crianças vão ajudar", exemplifica.

Disse ainda estar muito feliz, pois o programa permite uma escola sem muros. "As crianças vão além do muro da escola, os pais são mais participativos, se engajam no processo, professores ficam mais engajados", destaca. "Crianças com o brilho nos olhos é o suprassumo de tudo que nós acreditamos, apostamos", completa Manfred. Ele também faz parte do Conselho da SicrediPar e membro do conselho de administração do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito).

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal