Representantes de Missal participam de reunião para o desenvolvimento das Trilhas de Longo Curso realizada pela Adetur

1.445

Publicada 26 de Agosto, 2021 às 14:04

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O município de Missal esteve representado numa importante reunião, na tarde de terça-feira, 24 de agosto, na Câmara de Vereadores de Santa Helana, organizada pela Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu) que tratou sobre o Desenvolvimento das Trilhas de Longo Curso que devem interligar o Parque Nacional de Ilha Grande ao Parque Nacional do Iguaçu.

Na oportunidade, os representantes missalenses apresentaram as rotas já existentes em Missal. A secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Cláudia Magale Hilgert avaliou a oficina como um encontro muito produtivo. "Temos duas opções de rotas, uma é a Rota da Fé, ligando Santa Helena, Missal até Itaipulândia, que já está regulamentada e sinalizada, e outra ligando Santa Helena passando por Missal e por Maralúcia até o município de Medianeira", explica.

Além da secretária Cláudia, Missal esteve representada pela diretora de Indústria, Comércio e Turismo e gestora da Sala do Empreendedor, Carina Inês Spohr Birck e o representante do grupo de ciclismo Pedalando Missal, Paulo Eduardo Paetzold.

Trilhas de Longo Curso

A assessoria da Adetur informou que o projeto tem por finalidade interligar o Parque Nacional de Ilha Grande em Guaíra ao Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu, passando pelos municípios de abrangência da entidade. A oficina realizada em Santa Helena de forma presencial, foi ministrada pelo instrutor Erick Caldas Xavier, que já vinha realizando oficinas de forma online com os municípios.

De acordo com o Secretário Geral da Rede Brasileira de Trilhas e instrutor da oficina, Erick Caldas Xavier, o próximo passo é detalhar a proposta de trecho de cada município, informando os atrativos turísticos relevantes, as áreas naturais de beleza cênica, as unidades de conservação, os serviços turísticos, as propriedades rurais. A segunda tarefa é definir de forma coletiva a governança para o processo de tomada de decisão.

A Assessora Técnica e Coordenadora de Atividades da Adetur, Sara Fernanda Moraes, ressalta que na oficina os dirigentes e representantes apresentaram o que têm feito, os pré-mapeamentos de rotas e os desafios, trabalho que está sendo desenvolvido em equipe entre os municípios. A Adetur é a idealizadora e principal gestora desse trabalho, porém é um projeto de toda a região, dos municípios e da comunidade.

Com informações da assessoria da Adetur
Crédito Fotos: Assessoria da Adetur

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal