Gestores da Rede Municipal refletem sobre o processo ensino aprendizagem e planejam ações para a melhora da qualidade na Educação em Missal

1.935

Publicada 03 de Agosto, 2021 às 16:20

Compartilhar:

O futuro de uma nação passa necessariamente pela Educação de qualidade. O município de Missal sempre prezou por proporcionar aos alunos o melhor que tem a oferecer. Para isso, constantemente reúne gestores e os profissionais da educação de Missal para definir, de forma conjunta, ações que visem justamente essa qualidade.

Em tempos de pandemia e após um ano de educação de forma remota, alguns prejuízos são identificados. Mesmo que Missal esteja entre o 1% dos municípios que retomaram as atividades presenciais nas escolas, a perda foi identificada na avaliação diagnóstica do 1º semestre. Além disso, as formações continuadas contribuem para que o processo seja efetivo e eficaz.

Em reunião com gestores das Escolas da rede municipal, o tema avaliação diagnóstica e formação continuada foi abordado, principalmente no sentido de avaliação de aprendizagem. O tema central foi "Avaliação no contexto da aprendizagem", através de um vídeo com a professora Ana Marques Palagi.

A Equipe de Ensino fez ainda algumas reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem no município e foram explanadas as próximas ações a serem desenvolvidas nas escolas visando melhorar a qualidade da educação.

Semana da Pátria

A Semana da Pátria em Missal está sendo preparada de uma forma descentralizada, justamente devido a pandemia, que ainda não permite grandes aglomerações, prezando pela saúde dos alunos e profissionais da Educação.

A Diretora do Departamento de Cultura, Marta Kochemborger explicou sobre a programação que será encaminhada para cada Escola, a fim de que as instituições preparem atividades e apresentações alusivas à Pátria. As atividades devem ocorrer nos dias 01, 02 e 03 de setembro.

Devido aos protocolos de segurança, haverá algumas alterações na programação, as apresentações serão descentralizadas para as escolas sendo elas: Escola Epitácio Pessoa (Jacutinga), Escola Olavo Bilac (Portão Ocoí), Escola Antônio Raposo Tavares (Vista Alegre), Escola Renascer, Escola Novo Milênio e Escola Joaquim Nabuco (Dom Armando). Haverão atividades com menor público no Paço Municipal também.

2º semestre

Durante o 2º semestre, serão retomadas todas as atividades presenciais com os alunos, exceto para aqueles que fazem parte dos grupos de risco. Estão ocorrendo constantemente reuniões de planejamento e avaliação e formações continuadas.

Está prevista nova avaliação diagnóstica durante o mês de agosto, para justamente avaliar como está o processo ensino aprendizagem após o retorno das atividades semipresenciais e presenciais. A partir desta avaliação, poderão ser adotadas novas estratégias.

A figura do coordenador pedagógico será fundamental para o acompanhamento do professor. "Neste segundo semestre devemos priorizar o acompanhamento pedagógico, acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, docência e avaliação", afirma a secretária Clarice.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

A formação para os professores da Educação Infantil 4 e 5, será encaminhada através de uma tarefa, que consiste em assistir um vídeo selecionado e responder 2 perguntas, e enviar, através de um formulário. Terá prazos determinados para devolução da tarefa.

Clarice abordou ainda a avaliação SAEB-IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Melhorias da Educação). "Esse índice foi criado em 2007 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras e traçar metas para aperfeiçoar esse aprendizado", explicou.

O indicador vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: fluxo escolar (aprovação dos alunos) utilizando dados do Censo Escolar e a média de desempenho nas avaliações (aprendizado).

"Mesmo sabendo que é aplicada somente para os alunos dos 5os anos, é responsabilidade de todo o percurso escolar do aluno, portanto todas as etapas são corresponsáveis com o processo de ensino e aprendizagem", exclama a secretária.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal