CRAS de Serranópolis conta com brinquedoteca

O ambiente lúdico-pedagógico é utilizado para o desenvolvimento dos programas do Centro de Referência em Assistência Social de Serranópolis do Iguaçu

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Publicada 16 de Março, 2012 às 13:48

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Já está em pleno funcionamento, desde o dia 13 de março, a Brinquedoteca do CRAS. No local são atendidas, pela Assistente Social e pela Psicóloga, as crianças do Projeto Formando Cidadão todas as quartas-feiras no período matutino e vespertino e, também, o grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com pais/responsáveis e filhos, quinzenalmente, nas terças e quintas-feiras.A Brinquedoteca constitui-se em espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar, é o espaço da partilha, da cooperação e também da competição, atitudes que surgem e devem ser negociadas naturalmente durante a atividade lúdica. É um território onde são defendidos os direitos da criança à infância.A Assistente Social do CRAS, Daiany König, destacou que: "É importante frisar que brincar é apenas um jeito gostoso de aprender. Um ensaio para a realidade. Uma necessidade vital para os pequenos, na medida em que, é brincando que a criança mergulha na vida, sentindo-a na dimensão de suas possibilidades". A Brinquedoteca do CRAS possui, em sua maioria, brinquedos lúdicos e pedagógicos, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares; complementar o trabalho social com famílias, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar; complementar as ações de proteção e desenvolvimento das crianças e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; assegurar espaços de convívio familiar e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade; fortalecer a interação entre crianças do mesmo ciclo etário; valorizar a cultura de famílias e comunidades locais, pelo resgate de seus brinquedos e brincadeiras e a promoção de vivências lúdicas; e, trabalhar questões sobre comportamento infantil e possíveis ações cabíveis aos pais e/ou responsáveis para tentar solucionar problemas.Redação: Assessoria

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