Serranópolis: Alerta de Prevenção da Leptospirose

7.224

Publicada 19 de Dezembro, 2018 às 09:27

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Secretaria de Saúde de Serranópolis do Iguaçu, alerta toda a comunidade sobre o risco de contrair a Leptospirose. A infecção é o resultado da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados como, (roedores, caninos, suínos, bovinos, equinos, ovinos, caprinos e eventualmente mamíferos silvestres).

Importante: A Leptospirose pode ser adquirida tanto em áreas urbanas, (mais frequente) como em áreas rurais, (principalmente nas atividades relacionadas ao manejo e alimentação de animais de produção e na limpeza dos locais com maquinários e armazenamento de grãos/ração/silagem).

Sintomas: Os principais sintomas são: febre alta, mal-estar, dores de cabeça constantes e intensas, dores pelo corpo, principalmente na panturrilha, cansaço e calafrios. Também são frequentes dores abdominais, náuseas, vômito, diarreia e desidratação.

Cuidados importantes:

- Guardar os alimentos em lugares secos e dentro de recipientes fechados;

- Lavar e desinfetar utensílios e a caixa de água;

- Filtrar e ferver por 15 minutos a água para consumo ou usar hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária), na seguinte medida: 2 (duas) gotas para cada litro de água e esperar no mínimo 15 minutos antes de consumir;

- Evitar contato com água e lama, usando sempre botas e luvas de borracha, ou sacos plásticos amarrados nos pés e nos braço;

- Manter os quintais, terrenos baldios públicos ou privados, sempre limpos, evitando acumular entulhos que favoreçam o esconderijo de ratos.

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu