Projeto 'Olhos da Minha Escola' entrega de óculos às crianças diagnosticadas com problema de visão

2.737

Publicada 04 de Agosto, 2014 às 09:09

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A qualidade da educação depende de vários fatores que estão além da sala de aula.  Através de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, o município de Medianeira desenvolve o projeto Os Olhos da Minha Escola, em parceria com a Clínica de Olhos Oeste do Paraná, que visa detectar os problemas de visão dos alunos matriculados na rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira (30), aconteceu a entrega dos óculos aos alunos diagnosticados com problemas de visão. Foram beneficiados 180 alunos de escolas e centros municipais de educação infantil.

Em sua nona edição, o projeto atendeu neste ano 470 alunos com consultas e reconsultas oftalmológicas. A entrega dos óculos a quem recebeu recomendação médica completa o projeto, que tem como objetivos diagnosticar e tratar precocemente os problemas de visão.

Durante a entrega, o prefeito Ricardo Endrigo explicou que a intenção do projeto é melhorar a qualidade de vida das crianças e, consequentemente, permitir que tenham melhores condições de aprendizado. "A detecção precoce dos problemas de visão contribui para que muitos sejam sanados ainda na infância ou, pelo menos, amenizados".

A entrega dos óculos aconteceu na Escola Grizelde Roming Fischborn, do Belo Horizonte, e contou com a presença de autoridades, secretários municipais, pais, professores, alunos e imprensa.

O PROJETO

Neste ano, o projeto Os Olhos da Minha Escola chegou à nona edição e contemplou com consultas 470 alunos da rede municipal de Medianeira, onde os profissionais da Clínica de Olhos atenderam crianças que já fazem parte do projeto e são acompanhadas anualmente e outros alunos para a primeira consulta, após seleção feita nas próprias escolas e centros por profissionais da Educação que já receberam treinamento na área.

Os alunos que precisam usar lentes corretivas ganham os óculos da Secretaria de Saúde. No caso de outras doenças, como glaucoma, estrabismo ou diabetes, por exemplo, as crianças são encaminhadas para tratamento e cirurgias, conforme a necessidade. Os alunos com problemas visuais são acompanhados durante todos os anos em que frequentam a rede municipal de ensino.

Desenvolvido desde 2005, o projeto "Olhos da minha escola" é referência no Paraná por garantir o acesso dos alunos da rede municipal ao atendimento médico oftalmológico, "melhorando o rendimento escolar, a saúde e a qualidade de vida das crianças", explica o prefeito Ricardo Endrigo. 

Idealizado pelos médicos da Clínica de Olhos, o projeto é extremamente importante por diagnosticar precocemente os problemas de visão, antecipando o tratamento.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira