Samu de Medianeira realiza treinamento continuado para as equipes

O objetivo é manter as equipes sempre afinadas com o trabalho, para desta forma garantir agilidade e um atendimento preciso e de qualidade

2.476

Publicada 10 de Março, 2014 às 10:39

Compartilhar:

Quando o assunto é atendimento médico de urgência, o próprio nome dá o alerta: precisa ser rápido e eficiente. Para isso, existem os serviços de atendimento como o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência). Para entender o que difere os serviços dos dois sistemas, basta se atentar aos nomes. Samu: Urgência. Siate: Trauma em Emergência. "Mas, temos um bom relacionamento com o Siate e com o pessoal da Concessionária que administra o pedágio na BR-277, e sempre que preciso trabalhamos de forma integrada com essas equipes", explica o coordenador do Samu de Medianeira, o enfermeiro Anderson.

De qualquer forma, os dois sistemas são de total importância à população, e para bem atender aos necessitados, o pessoal que se dedica ao socorro precisa estar sempre bem treinado. Pensando nisso, a coordenação regional do Samu e a coordenação local, iniciou um treinamento continuado com as equipes de trabalhos. Conforme o coordenador, o objetivo é manter as equipes sempre afinadas com o trabalho, para desta forma garantir agilidade e um atendimento preciso e de qualidade. "Nossa intenção é promover um encontro a cada 15 dias, e em cada um deles tratarmos de um tipo de atendimento".

O primeiro treinamento ocorreu no domingo (9) e focou RCP (Ressuscitação Cárdio Pulmonar) para leigos e para pessoal treinado da saúde; RCP e resgate de crianças com obstrução das vias aéreas e parada cardíaca; manejo de incubadora para recém-nascidos, diluições de medicamentos e instalação de soro. 

O Samu de Medianeira faz parte da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu e atende nove cidades da microrregião. A unidade conta com duas ambulâncias, sendo uma básica e uma UTI Móvel. Anderson destacou que quando as pessoas chamam o 192 a ligação é atendida em Foz do Iguaçu, onde ocorre a regulação de leitos. A partir da triagem a equipe é acionada aqui. A orientação a quem solicita os atendimentos do Samu é para manter a calma e explicar a situação de forma clara. 

Vale orientar mais uma vez que acionar um atendimento de saúde é coisa séria, mas ainda tem muita gente que faz com que os profissionais percam tempo atendendo trotes. "Infelizmente, ainda recebemos muitos trotes", diz. "É uma pena, pois no momento que estamos com um trote, uma pessoa que realmente esteja precisando pode estar esperando".

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira