Parque Nacional do Iguaçu e a fogueira da ditadura

Fechamento da estrada pode ter sido alternativa para queima de arquivo...

4.651

Publicada 05 de Fevereiro, 2014 às 14:41

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

?Camisa 10? trata-se de uma palavra ? composta por seis letras, sendo destas, três consoantes, e três vogais ? e um numero composto ? que o faz ter mais de dois divisores naturais distintos. De início ?Camisa 10? era substantivo, foi promovida a adjetivo e hoje é acima de qualquer coisa, sinônimo. Sinônimo de melhor jogador do time. Ao mesmo tempo, em seu significado mais ?primitivo?, passa a ideia de democracia. A palavra se divide entre consoantes e vogais de forma igualitária e o número, tem mais de dois divisores naturais distintos ? diferente dos números primos, que não permitem divergências, divide-se apenas por si mesmo, ou pelo número 1, que ao fim das contas não faz nada além de manter sua forma natural. Diante de uma superinterpretação, podemos considerar que ?Camisa 10? é o símbolo de que a democracia é o passe mais valorizado do nosso time ? por que não?! -.

?Dez? também foi o número escolhido para que um movimento a favor da reabertura da Estrada do Colono justificasse a importância da criação da estrada-parque. Em contrapartida, um grupo contrário à abertura da estrada, também apresentou 10 motivos, mas desta vez contra a estrada-parque. Ontem (4), durante uma sessão da Câmara dos Deputados, Assis do Couto trouxe um novo motivo, o 11º. E assim como o número 11 quebra todo a nossa ?dialética da democracia?, através de pesquisas, o deputado chegou à conclusão que a estrada foi fechada por motivos que violentam o sentimento democrático. Para Assis, os motivos do fechamento da estrada foram políticos e tem como berço a violência e o autoritarismo do regime militar que tomou conta do país entre 1964 e 1985.

Segundo Assis, o que o levou a esta busca, foi o fato de perceber que a estrada não poderia ter sido fechada por questões nem econômicas e nem ambientais, afinal de contas, existem dados que apontam que, pelo contrário, perdeu-se muito com o fechamento da estrada. Sendo assim, através de uma vasta pesquisa, ele chegou ao qual ele crê ter sido o real motivo do fechamento da estrada: o fechamento foi utilizado pela ditadura, como um artifício para ?esconder uma parte da história do Brasil, que incomodava setores do regime militar?. A pesquisa feita apontou que no Parque Nacional do Iguaçu corpos de inimigos políticos foram desovados durante a ditadura.

O livro ?Onde foi que vocês enterraram nossos mortos??, de Aluizio Palmar, relata a morte de cinco brasileiros e um argentino (todos desaparecidos políticos nunca encontrados). De acordo com o autor, os corpos dos seis revolucionários foram desovados às margens da antiga Estrada do Colono. Este fato teria ocorrido em 1974. O caminho era rota para que os militares levassem os presos políticos para a Argentina, Foz do Iguaçu ou à capital do Estado. Assim como os seis personagens do livro de Aluizio, muitos devem ter sido mortos naquele local. Desta forma, fechar a estrada teria sido uma alternativa para queimar parte do arquivo da ditadura. Recentemente notícias de corpos no local chegaram até o deputado que encaminhou informações para a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos. Eu bem disse que sem democracia perdemos o jogo.

Bruna B. da Luz/ Gazeta do Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano