Polícia Civil divulga fotos de foragidos da cadeia de Santa Helena

Na fuga um jovem acabou sendo esfaqueado por uma dos presos as margens do Lago de Itaipú

7.156

Publicada 22 de Janeiro, 2014 às 21:51

Compartilhar:

A Polícia Civil de Santa Helena divulgou no início da noite desta terça-feira (21), as imagens dos presos que fugiram do setor de carceragem da unidade prisional do município, ao meio-dia de hoje.

De acordo com o plantonista da delegacia, ele estava sozinho no horário em que a fuga aconteceu. Segundo ele, ao meio-dia ele saiu da recepção da unidade prisional e se dirigiu até a cozinha, para fazer sua refeição e lá recebeu um telefonema informando que os detentos estavam fugindo da carceragem, pela lateral do solário.

Ele relatou que imediatamente foi até o solário e ainda conseguiu conter alguns detentos que tentavam sair por um buraco aberto nas grades do solário. Disse ainda, que no momento da fuga estava sozinho na delegacia, pois seu colegas de serviço se encontravam fora da unidade policial, também em horário de almoço.

Rapidamente o investigador pediu apoio aos colegas de serviço e à Polícia Militar, que logo compareceu no local e iniciaou diligências no intuito de localizar os foragidos.

O que não é novidade em Santa Helena e diversas outras delegacias do Estado do Paraná, bem como do Brasil, é a falta de agentes penitenciários, aos quais cabe a função de cuidar da população carcerária.

Com a defasagem, os policiais além de atender a população, também tem que cuidar dos presos, repassar alimentos a eles e investigar crimes que ocorrem na cidade.

Além deste problema, em Santa Helena também ocorre o que se ouve falar todos os dias nos noticiários do país inteiro, que é a superlotação das cadeias públicas.

No município, a cadeia tem capacidade para abrigar 16 presos na ala masculina e no momento da fuga comportava 33 detentos.

Já na ala segura, a capacidade é para duas pessoas, sendo que no local, hoje, encontram-se quatro presidiários, sem contar que até o corredor da carceragem é usado para abrigar sete detidos, que não podem ser custodiados com os demais, por questões de segurança.

Também há uma ala feminina, com capacidade para abrigar quatro presas, porém no momento comporta seis mulheres, totalizando 50 detentos, que na maioria do tempo, ficam sob a guarda de apenas um policial.

Desta forma os policiais desta delegacia que trabalham sem o mínimo de segurança, que aliado ao pouco efetivo, além de cuidar dos presos, tem que fazer investigações, boletins de ocorrência, intimações, levantamento em locais de crime e diligências.

Isso tudo, acaba transformando o que deveria ser um local seguro, em uma verdadeira bomba, que como hoje, acabou explodindo e quem sempre é atingido é a sociedade, que além de ter que conviver com bandidos soltos, muitas vezes acaba se tornando alvo desses criminosos. Exemplo disso, foi um adolescente que acabou sendo agredido por pessoas que se identificaram como fugitivos da cadeia do município. De acordo com informações um jovem foi esfaqueado ao ser encontrado por um dos detentos em meio a reserva de Itaipu, nos fundos do Loteamento Sol Nascente. Ele foi socorrido e encaminhado para atendimento médico no Pronto Atendimento Municipal.

Fonte: www.correiodolago.com.br

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | São Miguel do Iguaçu