Polícia Federal cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em Medianeira e região

10.415

Publicada 21 de Novembro, 2013 às 08:50

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Foz do Iguaçu/PR - A Polícia Federal deflagrou hoje, 21/11, a Operação denominada Mymba Kuera, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas na área compreendida pelos municípios de São Miguel do Iguaçu/PR, Santa Helena/PR, Itaipulândia/PR, Missal/PR e Medianeira/PR.

Nesta manhã serão cumpridos 18 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos municípios de Foz do Iguaçu/PR, Santa Terezinha de Itaipu/PR, Medianeira/PR, Matelândia/PR, Céu Azul/PR, Santa Helena/PR e Lapa/PR, em cumprimento a decisão do Juíz da Vara Criminal da Comarca de Medianeira/PR.

Após seis meses de investigação foram identificados três grupos criminosos cujos integrantes articulavam-se entre si e se dedicavam a remessa de drogas para diversas regiões do país, sobretudo por meio da Rodovia BR-277. Alguns dos alvos também são suspeitos de terem participado de explosões de terminais de auto-atendimento de agências bancárias de municípios desta região de fronteira.

No decorrer da investigação, 33 pessoas foram presas em flagrante e foram apreendidas mais de 21 toneladas de maconha, quase 500 kg de produto químico utilizado para a diluição de cocaína, mais de 10.000 comprimidos de ecstasy, 69 kg de crack, 2,5 Kg de haxixe e medicamentos e anabolizantes avaliados em mais de R$300.000,00.

A operação foi batizada de Mymba Kuera em razão de tal expressão significar "pega-bicho" em tupi-guarani.

Esclarecimento

Diante da grande curiosidade dos internautas, que estão cobrando da imprensa os nomes dos presos, o Guia Medianeira vem esclarecer que a Polícia Federal não tem o habito de divulgar nomes de presos em suas ações. A ação foi toda executada pela PF que divulgou apenas que serão cumpridos 18 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos municípios acima citados. A imprensa não tem o poder de “obrigar” a polícia a divulgar os nomes e sobretudo, não tem o direito, ainda que sabendo quem é ou em que local ocorreu, de divulgar nomes sem que a polícia, o Ministério Público ou a Justiça tenham repassado, sob pena de responder criminalmente por isso.

DUVIDAS: Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR - Contato: (45) 3576-5515

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira