Projeto de Lei pretende levar melhorias e conservação para as praças de Medianeira

Projeto de Lei que está em tramitação na Câmara de Vereadores de Medianeira que prevê melhorias e a conservação das praças públicas

2.071

Publicada 12 de Novembro, 2013 às 17:52

Compartilhar:

Medianeira possui inúmeras praças que deveriam ser espaços de lazer e diversão para as famílias. Algumas estão até conservadas, mas a grande maioria apresenta estado quase que de abandono, com entulhos, lixo e sem conservação. A vereadora Romy Simonete Nandi Mazzarella explicou que existe um serviço terceirizado da prefeitura que é responsável por manter as praças, mas ele é demorado e muitas vezes não tão eficaz como deveria.

Diante disso, a vereadora criou um Projeto de Lei que está em tramitação na Câmara de Vereadores de Medianeira que prevê melhorias e a conservação das praças públicas. O ?projeto amigos da praça? consiste na adoção e praças públicas pela iniciativa privada e por pessoas físicas. "Será feito um contrato entre a pessoa ou entidade que tiver interesse na adoção e o Poder Público", relata a vereadora. "E dentro dessa adoção o adotante terá a responsabilidade de revitalização e manutenção do espaço adotado", acrescenta.

De acordo com Romy, isso não significa que cada adotante poderá fazer na praça o que bem entender, pois será necessário seguir os padrões já existentes no Plano Diretor. Para isso, o projeto se efetuado pelo adotante precisará ser aprovado pelo setor de urbanismo da administração pública ou outra possibilidade seria a utilização de um projeto do próprio município. A implantação de monumentos neste locais também estará sujeita a aprovação prévia. A partir da adoção, a manutenção e conservação dos espaços também será de responsabilidade de quem adotar e como se trata de um Projeto de Lei, se aprovado, a Prefeitura terá poder de cobrar dos contratantes o que foi assinado em acordo. "O objetivo é garantir locais limpos e bonitos para serem aproveitados pela população. Com iluminação e menos vandalismo".

A vereadores relatou que a parceria entre a Prefeitura e algumas entidades que já existe há anos vai continuar, mas com a aprovação do projeto, de uma forma mais eficaz. "É importante termos estes espaços, mas depende também da população colaborar, de ter educação mesmo, de não levar para casa a flor plantada na praça e de denunciar se por acaso presenciar algo neste sentido".

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira