UTFPR Medianeira e Sociedade de Organização Social Vida desenvolvem Projeto de Inclusão Digital para a terceira idade

1.542

Publicada 27 de Agosto, 2013 às 10:37

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A educação é a via mais indicada para a inclusão social do idoso, pois através do acesso à informação e conhecimentos diversos, permite a construção da sua vida em uma perspectiva mais ativa e dinâmica, com melhor inserção familiar e social.

Como parte integrante das atividades de extensão da UTFPR, o Projeto VITALIDADE - qualidade de vida e inclusão digital - visa alcançar pessoas da terceira idade, democratizando as tecnologias e gerando acesso informacional e usual. O projeto elaborado e proposto pelos membros do grupo PETAMB/Conexões de Saberes da UTFPR Câmpus Medianeira em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e com a Secretaria Municipal de Assistência Social, prevê a participação de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, sendo beneficiados, em princípio, moradores do bairro Parque Independência e adjacências.

Considerando que Medianeira conta com uma população que se aproxima aos 4.500 idosos, o Projeto VITALIDADE contempla diversas atividades para este público específico, voltadas à capacitação intelectual, física e social, prevenção de doenças, bem estar e longevidade saudável. Com duração de  um ano, turmas de 30 alunos e aulas semanais de 3 horas, serão abordados os temas: Inclusão Digital, Qualidade de Vida e Percepção e Educação Ambiental.

As atividades do curso serão realizadas nos laboratórios e espaços da UTFPR Medianeira e terá como monitores determinados servidores, docentes, acadêmicos da universidade e membros do grupo PETAMB/Conexões de Saberes, sob a coordenação e acompanhamento do professor e tutor do Grupo PETAMB, Carlos Alberto Mucelin, também docente no projeto. À UTFPR Medianeira compete o processo pedagógico-educativo e certificação. A organização das turmas, deslocamentos e alimentação ficarão sob responsabilidade da Organização SOS Vida.

Informações acerca dos idosos e dos resultados obtidos com este projeto serão sistematizadas em forma de pesquisa com vistas à publicação, tanto no meio acadêmico-científico quanto na imprensa local e regional.

Conforme explica o coordenador do projeto, professor Carlos Mucelin, "essas atividades contribuirão no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social".

Assessoria de ComunicaçãoUTFPR - Câmpus Medianeira 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira