Protesto em Foz defende Parque Nacional e critica Estrada do Colono

Manifesto teve participação de artistas e funcionários do parque

2.867

Publicada 23 de Junho, 2013 às 21:18

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Além das Cataratas, um manifesto próximo ao mirante principal, chamou a atenção dos turistas neste domingo. O protesto foi em defesa do Parque Nacional do Iguaçu, contra a abertura da Estrada Parque Caminho do Colono e da construção da Usina do Baixo Iguaçu. 

"A usina está prevista para ser instalada há 500 metros do parque, o que traz impactos imediatos, com barramento do rio e depois com consequências na fauna aquática do rio e interferindo também na vazão das Cataratas. Sobre a estrada do Colono, os impactos de fragmentação do meio ambiente, uso da estrada para atividades ilícitas, como caça e retirada do palmito", ressaltou Apolônio Rodrigues, chefe de manejo do parque. 

Segundo dados de 2011, a zona de amortecimento do Parque - que garante a proteção da unidade, foi reduzida de 10 quilômetros para 500 metros.

Os manifestantes estenderam uma grande bandeira nacional no gramado em frente ao Hotel das Cataratas. 

O manifesto contou com participações importantes como de artistas, do SOS Mata Atlântica e funcionários do parque. Os manifestantes esperam o apoio dos iguaçuenses

O movimento deve continuar. "Vamos continuar nossa luta de proteção do Parque, e tentar impedir estas propostas da usina e na estrada", disse André Aliana, um dos organizadores locais do movimento.

Fonte: catve.tv

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano