Batalhão da PM de Foz do Iguaçu tem novo comandante a partir de hoje

2.730

Publicada 14 de Junho, 2013 às 17:23

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Marcus Vasques e o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, participaram na manhã desta sexta-feira (14/06) da troca de comando do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), pertencente ao 5º Comando Regional da PM (5º CRPM), situado em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná. Assumiu o posto o tenente-coronel Nerino Mariano de Brito que substitui o também tenente-coronel Eudes Camilo da Cruz, que ficou à frente do comando por um ano.

Também estiveram presentes na solenidade o Subcomandante-Geral da PM, coronel José Vilmar Becker, o Comandante do 5º CRPM, tenente-coronel Fábio Luiz Rincoski, o Comandante do 6º CRPM, coronel Péricles de Matos, o prefeito de Foz do Iguaçu Reni Pereira, representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, do país vizinho, o Paraguai, demais autoridades civis e militares, além de oficiais e praças da corporação.

"O Governo do Paraná tem investido pesado na mobilidade policial, no reequipamento da frota, compramos um número elevado de viaturas, de porte avantajado e potentes, talvez a melhor frota do Brasil em operação. Isso tudo para oferecer uma melhor Segurança Pública à população", disse o Secretário. Ele aproveitou para ressaltar a redução da criminalidade na cidade.

"Em Foz do Iguaçu, tivemos queda no número de homicídios dolosos (aqueles com intenção de matar), fruto do trabalho da polícia nas ruas, a redução foi de 41,07%, na comparação do primeiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano passado. Já na comparação com 2010, a diminuição é de 34% (de janeiro a março)", destacou Cid. Vasques.

O Comandante Geral da PM, coronel Roberson, completou o que disse o secretário, afirmando que, em se tratando de Segurança Pública, "é preciso levar em consideração o que sente a população, e hoje ela tem medo da criminalidade, por isso os esforços policiais são concentrados para minimizar este mal. "Ainda de acordo com ele, a criminalidade também diminui quando a população confia e contribui com a polícia, repassando informações preciosas, por exemplo, ou entendendo as ações do Estado e da Polícia."

Sobre a troca de comando, o Comandante Geral da PM enfatizou que é uma ação absolutamente normal. "Agradeço ao tenente-coronel Eudes pela dedicação e pelo trabalho realizado em Foz e desejo ao novo comandante do batalhão, o tenente-coronel Nerino, sucesso nas ações; peço ainda empenho máximo no combate à criminalidade, principalmente aos crimes contra a vida e o tráfico de drogas que vem acabando com diversas famílias no Brasil inteiro", frisou.

A PM tem realizado diversas ações de policiamento para combater a criminalidade de todas as regiões do Estado e em Foz não é diferente. O trabalho já realizado pelo tenente-coronel Eudes será continuado pelo tenente-coronel Nerino que já está na região há algumas semanas realizando operações de combate à criminalidade, depois de deixar o comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) em Curitiba, onde atuou no último ano.

"Os desafios estão lançados, Foz do Iguaçu, áreas de fronteira, nós temos uma preocupação muito grande, pretendemos intensificar o combate ao narcotráfico, os resultados já estão aparentes. Combatendo o narcotráfico nós combatemos furtos, pequenos roubos, homicídios, a prostituição infantil, além de uma gama de crimes em torno do narcotráfico, que por si só já demanda uma preocupação muito grande", afirmou Nerino.

O Comandante substituído, tenente-coronel Eudes, por sua vez, fez uma avaliação do seu trabalho de um ano frente ao batalhão de Foz do Iguaçu. "Nós efetivamos o policiamento ostensivo, a pé, de rua, o policiamento motorizado, com a formatura dos novos soldados, com a vinda de novas viaturas, nós pudemos dar um incremento na parte de segurança, nessa parte operacional para dar segurança.", sintetizou.

A solenidade aconteceu na sede do 14º BPM em Foz do Iguaçu (PR), oeste do estado. Esta unidade da PM foi criada através do Decreto 5.404 de 08 de Maio de 1985, tendo sob responsabilidade, na época, 20 municípios e uma população estimada em mais de 500 mil habitantes. Atualmente a unidade atua em sete municípios, desenvolvendo o policiamento ostensivo e outras atividades policiais voltadas à tranquilidade pública.

Redação: Marcia Santos - Jornalista PMPR

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano