São Miguel: Sociedade discute propostas para o desenvolvimento do município

1.063

Publicada 23 de Maio, 2013 às 10:09

Compartilhar:

A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Planejamento, realizou a 5ª Conferência Municipal das Cidades nesta quarta-feira (22), com o lema "Reforma Urbana já!".

Representantes da sociedade debateram durante a conferência os quatro eixos de discussão, propostos pelo Ministério das Cidades: Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano; Instrumentos e Políticas de integração intersetorial e territorial; Políticas de Incentivo à implantação de instrumentos de Promoção da função social da propriedade.

O prefeito Claudio Dutra, ao fazer a abertura da conferência, agradeceu a presença dos participantes para as discussões da conferência que, segundo ele, têm a finalidade de promover a melhoria de questões urbanas e a qualidade de vida das pessoas. Dutra também falou da importância das parcerias públicas e privadas: "Podemos resolver grande parte dos problemas de nossa cidade relacionados à habitação e outras questões urbanas com a parceira dos governos Federal e Estadual e entidades, e melhorar assim a qualidade de vida das pessoas".

Durante seu discurso, o gerente regional da Cohapar, Odejalma de Moura Cordeiro, informou que São Miguel do Iguaçu deve receber mais 20 habitações rurais e cerca de 500 unidades urbanas em parceria com a Amasmi, CEF, Município e Governo do Estado. "Nós da Cohapar e Governo do Estado temos uma responsabilidade muito grande, pois participamos diretamente da vida das pessoas. A nossa principal atividade é promover moradia e a cidade também muda com a construção de casas, pois dá dignidade à vida das pessoas".

Os participantes também assistiram a palestras sobre Programas Habitacionais de Interesse Social, ministrada pela assessora da Presidência da Cohapar, Jocely Loyola, e sobre o Programa Minha Casa Minha Vida ? Entidades, proferida pelo gerente regional de Construção Civil da CEF, Marcos Carrasco.

Durante as conferências são definidas as diretrizes a serem debatidas na Conferência Nacional, em novembro deste ano. O material deve subsidiar os debates da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e as prioridades de atuação do Ministério das Cidades.

O objetivo da conferência é ampliar o debate acerca dos desafios de transformar os Municípios em espaços mais justos com a Gestão Democrática, ou seja, a participação da população nas decisões da sua cidade.

Participaram da conferência as secretárias municipais de Planejamento, Vanilda Scheffer Justo, de Assistência Social, Serli dos Reis Dutra, de Educação, Marli Possamai, de Cultura, Esportes e Turismo, Catiuscia Presa, o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Ferreira, os vereadores, Valdir da Silva, Marcos Murbak, Elton Somavila, a gerente da agência local da Caixa Econômica Federal (CEF), Cecília Novak, o sargento da Polícia Militar, Rogério Álvaro Maciel, e demais autoridades.

Simone Prati - Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Miguel do Iguaçu

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano