Medianeira conclama moradores a protegerem crianças e adolescentes

1.062

Publicada 19 de Maio, 2013 às 10:43

Compartilhar:

"Faça bonito ? Proteja nossas crianças e adolescentes do município de Medianeira". Este é tema da campanha realizada todos os anos em lembrança ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado nesse sábado, 18 de maio, em todo Brasil. O objetivo da campanha é sensibilizar a população para a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes, denunciando os casos de violência. As pessoas que souberem ou suspeitarem de violência contra crianças e adolescentes podem ligar para o Disque 100 ou 181. As denúncias também podem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar, pelo 3264-1122, e ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), pelo 3230-1730.

Em Medianeira, os atendimentos às situações de violência são realizados pelo Creas, em articulação com a rede: Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes, dentre outras organizações de defesa dos direitos e com os demais serviços sócio-assistenciais, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social. O trabalho é embasado nas ações estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Creas de Medianeira realiza atendimento psicológico e psicossocial para crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com necessidades especiais em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos, abuso sexual e violência (física e psicológica), dentre outras situações de violação de direitos.

A VIOLÊNCIA

O abuso sexual perpetrado contra crianças e adolescentes geralmente é acompanhado por violência física, caracterizada pelo uso da força intencional, com o objetivo de ferir, provocar dano ou levar a morte; a violência psicológica caracterizada pela agressão verbal, humilhação, sentimento de culpa, rejeição, indiferença, ameaça ou discriminação, sendo que essa forma de violência não  é visível e difícil de ser percebida, necessitando muitas vezes de auxílio profissional para identificar. Em muitos casos, os envolvidos são membros da própria família ou pessoas próximas, o que prejudica a solução destes crimes por falta de denúncia.

DENÚNCIA

Disque 100: de abrangência nacional e gratuita que funciona 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados, preservando o anonimato do autor da ligação.

Conselho Tutelar de Medianeira: 3264-1122/88094830/9966-4830.

Creas: 3240-1730.

Outros: escolas; conselhos; entidades; secretarias de saúde, de educação e de assistência social; Polícia Civil e Polícia Militar.

A DATA

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes foi criado pela lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão de um crime ocorrido na cidade de Vitória/ES, em 1973. Neste ano, Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada. Os culpados pelo crime não foram punidos.

Por essa lei, são consideradas criminosas as seguintes condutas: utilização de criança ou adolescente em cena pornográfica ou de sexo explícito; posse, comércio e difusão de material contendo cenas de pedofilia; aliciamento, exploração ou favorecimento de exploração de criança ou adolescente; assédio sexual; estupro de vulnerável; satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente e tráfico interno ou externo para fins de exploração sexual.

Assessoria de Comunicação

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira