Semana Cultural Indígena segue até sexta em São Miguel

O evento segue até sexta-feira (19) com apresentações culturais, palestras, venda de artesanato, trilha ecológica e outras atividades.

2.337

Publicada 17 de Abril, 2013 às 16:30

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Refletir sobre a arte indígena, os propósitos da educação, a relação do índio com o meio social e sua cultura. Essas são as principais propostas da Semana Cultural Indígena, aberta nesta terça-feira (16) no Colégio Estadual Teko Ñemoingio na Aldeia Tekoha Ocoy, de São Miguel do Iguaçu. O prefeito Claudio Dutra e o vice Maurão Remor participaram da abertura do evento juntamente com o cacique, Daniel Miri Lopes; o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich; a chefe do Núcleo Regional de Educação, Ivone Müller, a diretora do colégio, Cleonice Nunes Fhey, secretários municipais, e demais autoridades.

Alunos de escolas do município e da Uniguaçu também prestigiaram a abertura do evento e conheceram de perto um pouco mais sobre a cultura indígena. 

Em sua 12ª edição, a Semana Cultural Indígena traz em sua programação apresentação de danças, lendas indígenas, teatros, palestras, trilha ecológica, venda de artesanato guarani e plantas medicinais. Segundo a pedagoga e vice-diretora do colégio, Delmira de Almeida Peres, este ano o evento buscou apresentar diferentes atrações. "Visitamos todos os colégios do município para convidar alunos e professores a prestigiarem a nossa programação. Temos muitas turmas agendadas para nos visitar", comemorou a pedagoga de descendência indígena.

O cacique Daniel disse que sem a colaboração de parceiros, como a Prefeitura e a Itaipu, e o empenho de professores e alunos o evento não seria possível. "O nosso objetivo é contar um pouco sobre a nossa cultura, lembrando nossas lutas".

Nelton Friedrich lembrou que em 2003, quando o Programa Cultivando Água Boa, chegou à aldeia haviam crianças subnutridas e outros problemas. "Hoje temos escola bilíngue, posto de saúde, e famílias com uma média de seis filhos e com saúde. Melhoramos, mas temos que melhorar muito mais, nesta parceria entre governos municipal, estadual e federal, iniciativa privada e comunidade".

O prefeito parabenizou a todos pela organização da Semana Cultural Indígena. "Sempre que viemos aqui aprendemos muito sobre a vida e os costumes indígenas. Temos por obrigação fazer a nossa parte para atender bem esta comunidade. Nos orgulhamos em dizer que temos uma aldeia indígena em nosso município. Vamos fazer de tudo para darmos mais educação, saúde e qualidade de vida para todos que aqui vivem",  concluiu Dutra.

Assessoria de Comunicação

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano