Tudo pronto para o X-Games em Foz do Iguaçu

3.129

Publicada 17 de Abril, 2013 às 15:22

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Está tudo pronto em Foz do Iguaçu para os X Games - maior evento de esportes radicais do mundo - que começa nesta quinta-feira (18.04) e vai até domingo (21.04) e que deve atrair mais de 60 mil pessoas entre espectadores, atletas, jornalistas de todos os continentes e atingir 800 milhões de pessoas com a transmissão para 200 países.

A primeira de três edições garantidas até 2015 promete ser um marco esportivo no Estado e no país. Com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, o evento no Paraná é o primeiro atrativo mundial com transmissão ao vivo para mais de 200 países e com expectativa de atingir 800 milhões de pessoas.

É a primeira vez que a competição é realizada no Brasil e será transmitida pelo canal de esportes norte-americano ESPN, e em TV aberta pela Rede TV. Cerca de mil profissionais trabalham diretamente na organização do X Games Foz do Iguaçu 2013.

A conquista do evento para o Brasil e para o Estado do Paraná veio através de uma parceria com a empresa de marketing esportivo BSB ? Brunoro Sport Business. O evento é organizado pela ESPN, que escolheu Foz do Iguaçu pelos atrativos naturais e pelo comprometimento e garantias que o Governo do Estado ofereceu.

A Secretaria Estadual da Saúde reforçará o atendimento com equipes de vigilância em saúde e assistência de urgência e emergência. Estarão a serviço do público e participantes, serviços de imunização (vacinação) e medicamentos, ações de vistorias em vigilância sanitária e monitoramento da água consumida nas locais de competição.

SEGURANÇA - Durante o evento, o efetivo da Polícia Militar será de 150 homens e 30 viaturas, com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e do Batalhão de Polícia de Fronteira (Bpfron). Na arena de competições haverá um posto de Comando da PM e um centro integrado de saúde.

A Polícia Civil atuará com 90 agentes e 35 viaturas e implantará nos locais de competições delegacias móveis, coordenadas pela Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe). Cerca de 60% dos policiais civis envolvidos na segurança do X Games são bilíngües, com domínio do inglês, espanhol, italiano e alemão. O Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) também reforçará o policiamento na região.

O diretor-geral do X Games Foz do Iguaçu, Guilherme Cozza, afirmou que a parceria com o governo estadual no reforço das estruturas de segurança pública e saúde é fundamental para que o evento ocorra com normalidade. "É uma oportunidade única de consolidar o Paraná como uma sede de eventos de padrão internacional", disse.

Cozza ressaltou ainda que o apoio institucional do governo permitiu maior agilidade nas liberações e montagens dos espaços em que serão realizadas as competições.

X GAMES - O evento reunirá mais de 200 atletas, entre brasileiros e estrangeiros, que disputarão medalhas (ouro, prata e bronze) em quatro modalidades esportivas - Skate, BMX (Bicicross), Motocross e Rally - divididas em 15 categorias. Os três primeiros vencedores de cada categoria receberão ainda premiações em dinheiro que somarão R$ 3,4 milhões. Criada em 1995, nos Estados Unidos, a competição é considerada a Olimpíada de esportes radicais.

Dois locais receberão as competições do X Games: o Parque Nacional do Iguaçu - em frente às Cataratas do Iguaçu - e o Parque Infraero, arena montada em frente ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, onde acontecerá a maioria das competições do evento, além de todas as atrações para o público, como shows, Skate Park aberto à população e montagem de espaços dos patrocinadores.

SEDE - Foz do Iguaçu foi escolhida no início de junho de 2012 para ser uma das cidades-sede das edições de esportes de verão do X Games em 2013, 2014 e 2015. O município paranaense disputou a fase final com as cidades de Barcelona, Munique, Lisboa, Cancun, Santiago e Rio de Janeiro, entre outras. A seleção da sede contou com a participação de 40 cidades de 21 países.

Foz do Iguaçu é o sétimo município mais populoso do Paraná, com 256 mil habitantes. Localizado na região Oeste do Estado, é o segundo destino indutor do País - que recebe turistas estrangeiros - e está localizado na área de tríplice fronteira com o município de Puerto Iguazú (Argentina) e com o Ciudad del Leste (Paraguaí).

ATRAÇÕES MUSICAIS - Além da intensa programação esportiva, o X Games também terá um palco com diversas atrações musicais, o X Fest. O X Fest começa na sexta-feira (19) com o Detonautas Roque Clube. No mesmo dia, sobem ao palco os paulistas do CPM22 com sua influência de pop-punk e ska. No sábado (20), haverá show dos cantores norte-americano Peter Goetz e Arthur Maia, da banda paranaense Bonde do Rolê, e do DJ norte-americano Porter Robinson.

INGRESSOS - Os ingressos para o X Games Foz do Iguaçu 2013 podem ser comprados no site www.livepass.com.br/xgames ou nos pontos de venda da Loumar Turismo, em Foz do Iguaçu. O espectador pode optar pelo ingresso que dá acesso apenas a X Fest ou pelo das competições, que também inclui o acesso aos shows.

Parque Nacional do Iguaçu: competições de BMX Vertical e Skate Vertical.

Parque Infraero: competições Skate Street (Masculino e Feminino), BMX Street, Skate Park, BMX Park, BMX Dirt, MotoX Freestyle; MotoX StepUp, MotoX Best Whip, MotoX Enduro (Masculino e Feminino), Skate Big Air, BMX Big Air e RallyCross.

Fonte: www.esporte.pr.gov.br

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano