Mato e lixo em terrenos baldios preocupam moradores de Medianeira

3.296

Publicada 08 de Fevereiro, 2013 às 10:48

Compartilhar:

Lixo em terreno baldio, rato bonito e sadio. A rima pode ser até bonitinha, mas a verdade é que o mato e o lixo em terrenos baldios não só deixam a cidade feia, mas, principalmente, propiciam o aparecimento de animais peçonhentos, como ratos, escorpiões e insetos ? com destaque para o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. É por isto que os moradores estão cada vez mais preocupados com esta questão em Medianeira.

A responsabilidade pela limpeza dos terrenos e construção e manutenção da calçada é dos proprietários. Entretanto, alguns donos de terrenos baldios são negligentes com a limpeza de seus lotes. O problema se agrava quando os moradores da redondeza, ao invés de dar o destino adequado ao lixo, jogam lixos domésticos, entulhos de material de construção e móveis velhos nestes lotes.

Como agora o período é propício para o crescimento rápido do mato, por causa do calor e da chuva, aumenta o número de reclamações. O chefe da Divisão de Meio Ambiente, da Secretaria de Agricultura Sustentável e Abastecimento de Medianeira, Percy Marcolla, explica que a prefeitura é responsável pela roçada e limpeza dos canteiros centrais das avenidas, praças e áreas públicas e que não pode prestar serviços para terceiros.

"Alertamos aos proprietários de terrenos baldios que mantenham seus lotes limpos e contribuam para a segurança dos moradores vizinhos. Vemos em muitos bairros, que os próprios moradores se unem para manter limpos os lotes baldios das redondezas. Mas, a responsabilidade é do proprietário, que deve zelar pelo seu patrimônio", explica Marcolla.

Conforme o chefe da Divisão de Meio Ambiente, o que a prefeitura faz é notificar os proprietários quando há reclamações ou denúncias. "Quando alguém entra em contato com a Secretaria denunciando algum lote, entramos em contato com o proprietário e fazemos a notificação, dando um prazo para que ele faça a limpeza. Caso não faça a limpeza, ele é autuado e a multa é cobrada em dívida ativa", informa, lembrando que a maior dificuldade é localizar o proprietário quando este não mora na cidade. 

"Nossa intenção é reforçar as notificações a partir deste ano. Mas, precisamos da ajuda dos moradores. Primeiro, para que não usem os lotes baldios para jogar lixo e entulho. Segundo, para que façam as denúncias", pede Percy Marcolla, deixando a Secretaria de Agricultura à disposição dos moradores para as reclamações, na Avenida João XXIII, 1.668, antigo prédio da Unesul ? telefone (45) 3264-4070.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira