Fieis acolhem os símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Medianeira

3.709

Publicada 05 de Fevereiro, 2013 às 22:51

Compartilhar:

Com muita devoção e fé, milhares de fieis lotaram a Igreja Matriz de Medianeira para acolher os principais símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os símbolos foram recepcionados pelos jovens na Praça Ângelo Darolt às 19h30 desta terça-feira (5) e levados ao altar da Igreja Matriz para celebração da missa, presidida pelo bispo da diocese de Foz do Iguaçu, Dom Dirceu, e concelebrada pelos padres da paróquia de Medianeira e de toda diocese.

Além dos fieis de Medianeira, participaram da celebração delegações de municípios vizinhos, já que, na diocese de Foz, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram expostos por cerca de uma hora, durante a tarde, na Igreja em Céu Azul e, depois de Medianeira, foram levados a Foz do Iguaçu, onde permanecem até esta quarta-feira (6). De lá, serão levados à Diocese de Toledo. 

A peregrinação dos símbolos por todas as dioceses do Brasil termina no mês de julho, quando a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegam ao Rio de Janeiro para a JMJ, de 23 a 28 de julho, com a presença do Papa Bento XVI.

RENOVAÇÃO - Conforme padre Leandro Blasius, coordenador da Pastoral da Juventude em Medianeira, este é um momento histórico para Medianeira e para a juventude. ?Um momento de fé, um momento fantástico, em que o povo, diante da cruz, coloca suas cruzes, sua caminhada. É um momento de renovação. Porque não é só rezar com a cruz, mas dar continuidade na fé, dar continuidade nos grupos de base para renovarmos a Igreja. Porque a Igreja precisa ser jovem?, declara o sacerdote.

A vinda dos símbolos para Medianeira foi conseguida através de esforço conjunto da juventude e dos padres locais, que criaram uma comissão para trabalhar toda a preparação para a JMJ. Membro do Cursilho Jovem e da Comissão para a Juventude, Jônathas Bertoldi explica que todos os movimentos e pastorais relacionados aos jovens se mobilizaram para que este evento fosse realizado em Medianeira, dando oportunidade para todos os jovens e para toda comunidade participarem, de alguma forma, da Jornada da Juventude, sem precisar ir ao Rio de Janeiro.

?Foi arrepiante ver todos estes jovens lotando a igreja, a comunidade em peso participando da celebração, vivenciando este momento maravilhoso, esta paz e o amor misericordioso que Deus demonstra para os jovens. É um convite para que a juventude se aproxime de Deus?, enfatiza.

A CRUZ - A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina. Muitos também a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. 

Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

O ÍCONE DE NOSSA SENHORA - Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, ?Salus Populi Romani?, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. ?Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas? (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira