Turismo Educativo: alunos do Colégio Belo Horizonte conhecem atrações da Costa Oeste

2.531

Publicada 05 de Dezembro, 2012 às 13:47

Compartilhar:

Através do Programa de Sensibilização Turística de Medianeira, a Divisão de Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, efetivou parceria com o Colégio Estadual Belo Horizonte para a realização de mais uma edição do projeto Turismo Educativo no Lago de Itaipu, com visitação aos municípios da Costa Oeste, de Medianeira a Guaíra, nos dias 29 e 30. Durante o passeio, os alunos conheceram as principais atrações turísticas de Missal, Santa Helena, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon e Guaíra.

Implantado em 2007, o Programa de Sensibilização Turística desenvolve projetos específicos para promover a atividade turística local e regional. O projeto Turismo Educativo no Lago de Itaipu tem como foco levar estudantes e interessados para conhecer os atrativos regionais, integrando-os com conteúdos de diferentes disciplinas. O colégio Estadual João Manoel Mondrone foi piloto no projeto em 2010, seguido pelo Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva, em 2011. Neste ano, foi a vez do Colégio Belo Horizonte aderir ao projeto.

A metodologia consiste em fazer todo o acompanhamento e organização no primeiro roteiro para que depois este se estabeleça como prática pela instituição. O sucesso do projeto se deve em grande parte aos parceiros nos atrativos, que isentam ou diminuem valores, contribuindo para a viabilidade dos roteiros.

A Divisão de Turismo encontra-se à disposição de escolas, entidades e grupos organizados sem fins lucrativos para ações de sensibilização turística, ambiental e cultural, com o propósito de divulgar e valorizar os atrativos e produtos turísticos locais e regionais, valorizando a atividade turística como atividade econômica.

TURISMO EDUCATIVO

O roteiro percorre museus e principais pontos turísticos com foco na história e cultura das cidades. Em Pato Bragado, Missal e Marechal Candido Rondon, a cultura germânica é perpetuada na arquitetura, na gastronomia e nos eventos típicos. Em Santa Helena, a lendária Coluna Prestes deixou suas marcas. Nos museus de Guaira e Rondon, a história é apresentada desde os índios Guaranis, primeiros povos a habitar essa terra, até as reduções jesuíticas e colonização vinda da extração da erva mate e da madeira - principais atividades econômicas da época.

Redação: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira