Paraná tem apenas 18% de suas rodovias com conceito ótimo

Pesquisa da CNT aponta que é necessário no mínimo R$ 1,6 bilhão para recuperar trechos defeituosos ou desgastados

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Publicada 25 de Outubro, 2012 às 10:28

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As condições das rodovias de rodagem do Paraná não estão boas. A constatação veio com a 16ª Pesquisa CNT de Rodovias, realizada pela Confederação Nacional do Transporte e divulgada ontem. Apenas 18% da malha viária paranaense tem conceito ótimo. Somado aos trechos considerados bons, o índice vai a 47,9%. Ou seja, os trechos regulares, ruins e péssimos somam mais da metade da malha paranaense, considerados as rodovias federais e estaduais.Os principais problemas encontrados durante a pesquisa foram o desgaste do pavimento e pintura de faixas centrais e laterais desgastadas. Segundo estimativa da CNT, para resolver minimamente estes problemas, seria necessário um investimento de pelo menos R$ 1,6 bilhão, além de outros R$ 261 milhões para a conservação dos trechos.Dos 5.643 quilômetros de vias vistoriadas durante a formulação da pesquisa, 1.018 foram considerados ótimos. 1.684 km receberam o concetio bom (29,8% do total). Trechos regulares somaram 1.651 km (29,3%), ruins 929 km (16,5%) e péssimos 361 km (12,2%). Na pesquisa CNT foram avaliados 3.825 km de trechos federais e 1.818 km de estradas estaduais.O pesquisa também verificou que dos trechos sob concessão da iniciativa privada, 78,3% apresentaram conceito ótimo ou bom; 558 km foram definidos como regulares; apenas 21 km tiveram o conceito ruim e nenhum trecho teve o péssimo.As estradas federais vistoriadas receberam conceito ótimo ou bom em 56,4% dos seus trechos no Estado. 1.144 km estão em estado regular, 431 km ruins e 222 km péssimos. Das estradas sob gestão pública, apenas 20,4% estão dentro do conceito ótimo/bom.No Paraná, o trecho mais bem avaliado pela pesquisa CNT foi a PR-407, que liga a BR-277 a Pontal do Paraná, no Litoral, e sob responsabilidade da iniciativa privada. O trecho recebeu conceito ótimo para seu estado geral, ótimo para as condições de pavimento, ótimo para a sinalização e bom para a geometria.No extremo, a pior avaliação nos mesmos itens ficou com a PR-281, no Sudoeste do Paraná. Um trecho de 17 km desta rodovia teve conceito péssimo para estado geral, sinalização e geometria. No item condições de pavimento o trecho teve conceito ruim.Comparação - Comparada à mesma pesquisa do ano passado, os trechos ótimos e bons até aumentaram. Os dados do ano passado mostravam 2.227 quilômetros de ótimos bons, contra os 2.702 deste ano. Porém, a pesquisa CNT de 2011 percorreu 5.326 km de rodovias no Paraná, contra os 5.643 deste ano.Brasil - Em todo o País foram pesquisados 95.707 km de rodovias durante 37 dias, entre 25 de junho e 31 de julho. Desse total, 60.053 (62,7%) apresentam algum tipo de deficiência. Em relação ao pavimento e à sinalização, 43.981 km (45,9%) e 63.410 km (66,2%), respectivamente, apresentam problemas.Na comparação com os resultados do ano passado, aumentou o percentual geral de rodovias com algum tipo de deficiência. Em 2011, o índice foi de 57,4%. Também foi constatado um aumento nos problemas de sinalização, presentes em 66,2% dos trechos avaliados em 2012, enquanto em 2011 o índice foi de 56,9%.Os pesquisadores constataram a ocorrência de 221 pontos críticos, como erosão na pista, queda de barreira, ponte caída ou buraco grande. Em 2011, foram identificados 219.Redação: Bem Paraná

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