Lar Cooperativa conquista cinco prêmios no "Oscar do Cooperativismo"

1.920

Publicada 17 de Abril, 2024 às 16:37

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Lar Cooperativa foi destaque na 8ª edição do Prêmio Quem é Quem, também conhecido como "Oscar do Cooperativismo", realizado na tarde de terça-feira (16), durante a abertura da AveSui (Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos), em Medianeira (PR). A Cooperativa conquistou cinco das 10 categorias em que foi finalista, consolidando-se como a mais premiada da edição.

"A Lar assumiu um papel de destaque na premiação aos conquistar esses prêmios, inclusive na categoria de grãos, uma das novidades desta edição. Um desempenho excelente assim como foi nos anos anteriores", expressou com admiração, o diretor-presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues.

O Prêmio Quem é Quem, é uma das mais tradicionais e prestigiadas premiações do cooperativismo nacional ao envolver as maiores e melhores cooperativas de aves e suínos do país. A cerimônia de premiação contou com autoridades municipais, estaduais e lideranças do setor, além do público presente na feira que também prestigiou o momento e conheceu as iniciativas e práticas mais inovadoras e rentáveis da avicultura e suinocultura.

Categorias premiadas

Assim como no ano anterior, a Lar foi protagonista no prêmio, se destacando como a cooperativa mais premiada da edição, com cinco troféus. Os prêmios recebidos pela Lar são um reflexo do compromisso da Cooperativa com os seus princípios e valores, que visam o desenvolvimento sustentável do agronegócio, a valorização das pessoas e a geração de benefícios para as comunidades onde atua. Conheça as personalidades e projetos de sucesso.

CATEGORIA LIDERANÇA FEMININA

A gerente da Divisão de Alimentos da Lar, Giovana Rosas, recebeu o prêmio na categoria "Liderança Feminina". Há 32 anos na Cooperativa, Giovana não é só uma líder do setor, mas também uma inspiração para todas as mulheres ao desempenhar uma das funções mais importantes da Lar: a comercialização de mais de um milhão e cem mil aves abatidas por dia, no Brasil e no mundo. Sob sua gestão estão 151 pessoas, sendo 51% mulheres, uma equipe altamente comprometida e envolvida com a liderança da Giovana, marcada pela incessante busca de entregar sempre o melhor de cada um todos os dias.

CATEGORIA DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO

Reconhecimento da excelência na administração dos recursos financeiros da Cooperativa, demonstrando solidez e sustentabilidade, a Lar conquistou o primeiro lugar da categoria "Desempenho Econômico-Financeiro", a partir dos resultados alcançados no ano de 2023. Mesmo diante dos desafios, a Lar superou os R$ 21 bilhões em faturamento bruto e obteve mais de R$ 700 milhões em resultado financeiro. Com essas impressionantes marcas, a Lar se destacou como a 2ª maior cooperativa do Paraná em balanço não consolidado, e prestes a completar 25 anos de avicultura, se tornou a 4ª maior empresa de abate de frangos da América Latina e a 3ª do Brasil.

CATEGORIA INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS

Por mais um ano consecutivo, a Lar Cooperativa ficou com o prêmio da categoria "Inovação e Tecnologias" ao apresentar o projeto de otimização do processo de recolha de aves com o uso de inteligência artificial. Por meio deste novo método, é possível calcular rotas e programar as equipes de recolha com muito mais eficiência e antecedência, promovendo benefícios tanto para a Cooperativa, melhorando o desempenho de trabalho e uso de recursos, quanto para o associado que recebe todas as informações de forma instantânea e precisa. Até a implementação do sistema, todo a programação do processo de recolha das aves era realizada de forma manual, o que exigia cerca de três horas para ser concluído, agora o tempo de execução foi reduzido para apenas 20 minutos.

CATEGORIA ASSISTÊNCIA TÉCNICA - AVICULTURA

Filha de produtores rurais e na atividade desde os oitos anos, a médica-veterinária da Lar, Josiane Maculan, foi a personalidade premiada na categoria "Assistência Técnica - Avicultura". A profissional atua com foco na questão de sanidade animal, sendo responsável por 2.700 aviários de frango de corte da Lar. Além das visitas aos avicultores, Josiane também atua na produção de conteúdo informativo para redes socais, jornais, revistas e entrevistas para rádio e TV, um trabalho realizado com muita dedicação com o propósito de levar aos produtores as melhores práticas da atividade.

CATEGORIA PRODUÇÃO E ARMAZENAMENTO DE GRÃOS

A excelência em processos, que garante a qualidade Lar de ponta a ponta, rendeu à Cooperativa o prêmio da categoria "Produção e Armazenamento de Grãos". Atualmente a capacidade estática para armazenamento da produção de grãos da Lar supera 2,6 milhões de toneladas. Todas as unidades de recepção estão estrategicamente posicionadas para melhor atender o associado e as fábricas de rações da Cooperativa, que no ano de 2023 foram responsáveis por uma produção efetiva de 2,5 milhões de toneladas de rações.

Sobre a premiação

O Prêmio foi idealizado pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agrimídia, editora que atua há mais de 115 anos no agronegócio brasileiro. O objetivo é valorizar o relevante papel desempenhado pelas cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio do país, assim como para a melhoria social e preservação do meio ambiente, destacando ações e atores centrais nesse processo, como os cooperados e técnicos que compõem sua estrutura de produção.

Os vencedores do prêmio, foram escolhidos mediante a um levantamento e análise dos dados realizado pela Esalq/USP, sob coordenação do professor Iran José Oliveira da Silva.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira