UTFPR e Grupo TEAjudando: Unindo Forças para a Conscientização sobre o Autismo

1.491

Publicada 03 de Abril, 2024 às 13:52

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No dia 2 de abril, UTFPR - MD e o Grupo TEAjudando se uniram para celebrar o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, data instituída pela ONU em 2007 e adotada no Brasil pela Lei 13.652/2018. O objetivo foi promover um maior entendimento sobre o espectro autista, com palestras panorâmicas sobre o autismo do passado ao presente, dos direitos á Inclusão.

O evento contou com os palestrantes, Dr. Ícaro Bertechini Soler Lopes, Pós Graduação em Psiquiatria da Infância e Adolescência e autismo pelo CBI of Miami. E a Dra. Ana Carolina Monteiro De Moraes. Promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR).

Além de autoridades locais estiveram presentes representantes das entidades acolhedoras dos Autistas e apoiadoras da Causa: AMOA, AMESFI, AMEDEF , APAE, Rotary CLub Medianeira - Rio Alegria. O evento também contou com plateia que lotou o auditório da UTFPR que tem a capacidade para 250 pessoas.

Grupo TEAjudando
Receber o diagnóstico de autismo pode trazer muitas dúvidas, angústias e preocupações. Para auxiliar as famílias nessa nova jornada, foi criado em 2017 o Grupo TEAjudando, uma união de mães novatas com mães experientes e o auxílio de muitos profissionais. O grupo troca diariamente informações e oferece apoio emocional. Trabalhamos para informar e divulgar o TEA, mostrar as necessidades crescentes da classe e promover a inclusão.

O Autismo

O autismo é um Transtorno do Neurodesenvolvimento que afeta o desenvolvimento cerebral, impactando a comunicação social, a linguagem, o comportamento e a interação social. Embora possa afetar tanto meninos quanto meninas, a maior incidência ocorre no sexo masculino.

Devido à ampla variação de características, cada autista é único. Atualmente, o autismo é dividido em três níveis, que variam de acordo com a necessidade de suporte: Autismo Suporte 1 (pouca necessidade de suporte), Autismo Suporte 2 (necessidade de suporte moderada) e Autismo Suporte 3 (muita necessidade de suporte).

Os suportes terapêuticos, realizados por equipes multidisciplinares compostas por médicos, neurologistas, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, pedagogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e educadores físicos, podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista.

Grupo TEAjudando no Instagram:www.instagram.com/grupoteajudando/

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira