Medianeira lança oficialmente a 'Via Sacra - peregrinação na Rota da Fé'

2.442

Publicada 02 de Fevereiro, 2024 às 15:04

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A tarde desta quarta-feira (31) foi marcada pelo lançamento oficial da produção da "Via Sacra - peregrinação na Rota da Fé", que será confeccionada pela artista Daine Mari Chibiaqui e posteriormente será colocada na escadaria do Morro da Salete, dando destaque ao Turismo Religioso em Medianeira.

O prefeito Antonio França destacou que Medianeira possui esse veio religioso. "Nosso município já possui um local de peregrinação e turismo religioso e de contemplação no Morro da Salete, e esse trabalho vêm para acrescentar ainda mais religiosidade a um local muito especial".

O contrato foi assinado em dezembro de 2023 e os trabalhos já estão em andamento, neste lançamento foram apresentados os primeiros passos do trabalho artístico que está sendo realizado.

A obra "Via Sacra - peregrinação na Rota da Fé" será composta por 14 estampas de tamanho 70cm x50cm, feita em azulejo e pintada em estilo português, com características únicas e peculiares. As 14 estampas que compõe a coleção completa da Via Sacra serão queimadas em forno especial para azulejos, a 850 graus por 24 horas, ficando por 72 horas em resfriamento. Cada detalhe desde a criação, produção, pinturas, detalhamentos, queima e finalização com a colocação das estampas nos capitólios, no caminho da escadaria, serão registradas e transformadas em documentário histórico, para compor o patrimônio histórico-cultural material e imaterial do município de Medianeira.

A secretária de Desenvolvimento Econômico fez uma apresentação do projeto de revitalização que será realizado na Escadaria do Morro da Salete, que está em fase de captação de recursos junto ao Governo do Estado. "Este trabalho vem para fortalecer o turismo em nosso município e fico muito feliz em ter uma artista aqui da cidade realizando estas lindas obras", destacou Marcia Hanzen.

Estiveram presentes o prefeito Antonio França, o vice Evandro Mees, os vereadores Fabio Padilha, Aninha Santos Lima e Ivan Redelof, a secretária de Desenvolvimento Econômico Marcia Hanzen, o secretário de Assistência Social Adriano Both e o secretário de Obras Isaías Benjamim, a artista plástica Daine Mari Chibiaqui, o historiador Sander de Paula, a presidente do Comturmed Tássia Copini, representando a Mitra Diocesana e a Paróquia a Nossa Senhora Medianeira Padre Sérgio Bertoti, a presidente da comunidade do Morro da Salete Deize Zanuzo Pivotto e moradores, a diretora Regional do Sebrae Maísa Silvestre, representando a Secretaria de Estado do Turismo Claudiomir Martini, alunas da artista, servidores e imprensa.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira