Limpeza dos terrenos e quintais é a forma mais eficaz de evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti

Limpeza e cuidado do seu quintal é a melhor arma contra o mosquito.

1.082

Publicada 10 de Janeiro, 2024 às 08:24

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Deposit Photos

A prevenção ainda é a melhor forma de combater o avanço da dengue no Estado. Para as autoridades sanitárias, o objetivo em períodos chuvosos é a eliminação dos criadouros. O mosquito Aedes aegypti possui um ciclo de vida de 45 dias e, apesar do período curto de sobrevivência, pode colocar até 450 ovos.

O caminho ainda é eliminar os recipientes inservíveis como garrafas, latas, sucatas, entulho de construção; tampar ou vedar locais que sirvam de criadouros para o mosquito, como ralo de banheiro, caixa d'água e suspiro da fossa; lavar e cuidar de recipientes que acumulam água e que não podem ser descartados, como vasilhames de comida do cachorro e vasos de plantas; realizar a limpeza nas residências uma vez na semana para eliminar os principais focos do mosquito Aedes e impedir o desenvolvimento de ovos e larvas.

O município registrou até o momento (04/01) 450 notificações, 06 foram confirmadas, 285 foram descartados e 159 estão em investigação.

CHIKUNGUNYA: Foram notificados 11 casos, destes 01 caso foi confirmado, 01 está em investigação e 09 foram descartados.

Como se proteger?

 1 - Espirais ou vaporizadores elétricos devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários em que os mosquitos mais picam.

2 - Os mosquiteiros são indicados, principalmente, nas casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.

3 - Os repelentes podem ser aplicados no corpo. Entretanto, precauções devem ser adotadas quando utilizados em crianças pequenas e idosos, em virtude da maior sensibilidade da pele.

4 -Uma outra maneira de se proteger é a utilização de telas. Usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas.

5 - O uso do ar condicionado inibe o mosquito, pois baixa a temperatura e a umidade do ar, mas não o mata. O mosquito tem mais dificuldade para detectar onde está a possível vítima de sua picada. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.

Sintomas:

Febre - Alta e de início imediato. Quase sempre ocorre.

Dores nas Articulações - Dores moderadas e quase sempre presentes.

Manchas na Pele - Podem ocorrer.

Coceira - É leve e pode ocorrer.

Vermelhidão nos olhos - Não ocorre.

Obs. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

Fonte: Secretaria de Saúde

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo